O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, inaugurou nesta terça-feira (29) as Escolas Técnicas Profissional e Tecnológica Estaduais de Cuiabá e de Cáceres. Os prédios, que demoraram mais de 10 anos para serem concluídos, passam a abrigar também parte da estrutura da Universidade do Estado de Mato Groso (Unemat).
Na estrutura física da Escola Técnica Estadual (ETE) de Cuiabá funcionará o Escritório de Representação da Unemat na capital de Mato Grosso, com espaços administrativos, de reuniões e gabinete para atendimentos mais individualizados. A Escola Técnica Profissionalizante e Tecnológica de Cuiabá também abriga os cursos de Gestão Pública, Gestão de Negócios e Inovação e de Engenharia de Produção Agroindustrial.
Já na ETE de Cáceres que, segundo
o governador, deverá ser nomeada como Escola Técnica Profissional e Tecnológica Professor
Adriano Silva, como forma de homenagear
o ex-reitor da Instituição que foi vítima da Covid-19 em 2020, estão sendo
ministradas aulas de diferentes turmas da Unemat. A Unemat e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT), que gerencia as ETEs, firmaram acordo
para que a Instituição pudesse utilizar os espaços desses prédios que estão
sendo entregues à população, de forma a otimizar e garantir a qualidade no
atendimento à comunidade acadêmica.
“É fundamental este espaço e esta parceria que temos com a Secitec para que possamos ter as aulas presenciais em Cáceres e também em Cuiabá, reforçando a existência da Unemat na capital, e também é um espaço importante para o Escritório de Representação, fortalecido agora junto com a Escola Técnica nesta parceria junto à Secretaria”, disse o reitor Rodrigo Bruno Zanin.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, lembrou que os prédios das Escolas Técnicas Profissionais e Tecnológicas de Mato Grosso fazem parte de um pacote de oito escolas, lançadas pelo Governo Federal em parceria com o Governo de Mato Grosso, e que ficaram paralisadas por mais de 10 anos. As obras foram novamente licitadas pela Seciteci e retomadas em 2019.
O governador Mauro Mendes ressaltou que o mais importante é cuidar do dinheiro público, por isso, durante o seu governo, ele sempre procurou dar andamento e concluir obras que estavam iniciadas. Segundo ele, após a entrega dessa estrutura física, será feito um levantamento junto à comunidade para definir quais cursos serão ofertados, sempre com vistas a suprir a necessidade do mercado.
Contato:
imprensa@unemat.br