Extensão

Unemat realiza Oficina do Aviário Móvel em Nova Olímpia e Denise

Levando a tecnologia social para a promoção da sustentabilidade ambiental e econômica

Por John Muller, acadêmico de Jornalismo
30/10/2024

(Foto: Isabela Vitória)

O Laboratório de Avicultura Familiar da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Professor Eugênio Carlos Stieler, em Tangará da Serra, promoveu nos dias 18 e 25 de outubro, nas cidades de Nova Olímpia (215km de Cuiabá) e Denise (220km de Cuiabá) mais duas oficinas do Aviário Móvel.

 

Buscando divulgar aos produtores locais a tecnologia social, os integrantes do projeto orientaram sobre os tipos de materiais encontrados na propriedade que podem ser usados na construção dos aviários, as vantagens da sustentabilidade, e o cuidado com as aves.

 

A avicultora Eliana Costa, que é atendida pelo projeto Aviários Móveis e recebeu a oficina em sua propriedade, em Nova Olímpia, produz frangos para consumo familiar e comercialização das aves defumadas. Ela afirma que ver as pessoas entusiasmadas participando de oficina como essa, que são ofertadas pela Unemat, a deixa muito feliz. A produtora já possuí três aviários e vem colaborando para a propagação do projeto em sua comunidade.

 

Em Denise, a oficina aconteceu na comunidade Banco da Terra, na propriedade do produtor Severino dos Santos. O produtor, que se dedica na criação de aves, partilhou durante o evento as vantagens da tecnologia social.

 

Marco Coelho, acadêmico do curso de Agronomia da Unemat, foi um dos palestrantes. Segundo ele, “estar próximo ao agricultor familiar é uma troca de conhecimento. Nós viemos com uma ideia de trazer conhecimento, mas aprendemos muito com o saber do agricultor”.

 

Elizângela da Silva, professora do curso de Agronomia, palestrante dos eventos, desta que a oficina agrega para a formação do aluno que pode perceber realidades diferentes e também dos próprios agricultores que são atendidos pela Universidade. “O foco também é compreender qual a necessidade do produtor, que tem as suas particularidades e os acadêmicos tendem a atender essas particularidades", reforça a professora.

 

A oficina do Aviário Móvel conta com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!