Extensão

Alunos do Projeto Lobo Guará visitam laboratórios de Ictiologia da Unemat

Por Danielle Tavares
30/11/2021

(Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

Alunos de ensino Fundamental, Médio e Superior, vinculados ao Projeto Lobo Guará em Cáceres, conheceram as pesquisas e atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (Lipam), na Cidade Universitária da Unemat. A visita foi nesse sábado (27/11) e marcou o início das ações do projeto de Extensão Futuros Biólogos.

No local, os alunos puderam ver de perto estudos relacionados a peixes, pesca e qualidade ambiental. O coordenador do Lipam, professor Claumir Cesar Muniz, explicou que o objetivo é levar aos estudantes os conhecimentos produzidos na universidade.


“Aproveitamos para organizar uma estrutura, receber esses alunos do Lobo Guará e, a partir daí, ir para as outras escolas mostrando todas as frentes de pesquisa que a gente desenvolve no laboratório. A gente quer levar isso para a comunidade, colocar a Universidade dentro das escolas. É uma relação mais efetiva, principalmente para os alunos de Nível Médio”.

Na última semana, os pesquisadores já receberam, em seus laboratórios, alunos do 6º ano do Colégio Imaculada Conceição (CIC).


A estudante Raquel Costa Monteiro, 20 anos, participa do projeto Lobo Guará desde 2018. Atualmente, está cursando Enfermagem na Unemat. “Eles estão passando conceitos científicos, coisas avançadas, mas de forma simples, que dá para entender. Esses ensinamentos ampliam a mente dos alunos para pensar no tipo de curso que vão querer futuramente, quando entrarem na universidade”, disse.

Saiba mais- O projeto Lobo Guará visa atender alunos de escolas municipais e estaduais. “Queremos valorizar os bons alunos para que continuem no caminho certo”, disse o coordenador da iniciativa, Sargento Silva. No total, são 35 estudantes com idade a partir de 12 anos.


Ao longo do projeto, eles participam de cerca de 18 disciplinas, entre Ioga, noções ambientais, noções de primeiros socorros, direito da mulher e temas relacionados à formação pessoal. O Lobo Guará é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de Proteção Ambiental, IFMT Câmpus Cáceres e Rotary.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!