PARCERIA

Unemat e Ministério do Esporte iniciam a construção do Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo

Por Hemília Maia
31/03/2023

A Unemat recebe a ministra do Esporte, Ana Moser, na próxima terça-feira (04.04) para o lançamento da obra do Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo, na Cidade Universitária do câmpus da Unemat, em Cáceres (Foto: Design Unemat)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) recebe a ministra do Esporte, Ana Moser, na próxima terça-feira (04.04) para o lançamento da obra do Centro Regional de Desenvolvimento Esportivo, na Cidade Universitária do câmpus da Unemat, em Cáceres-MT. A estrutura é resultado de uma ação articulada entre Unemat, Governo de MT e Ministério do Esporte. 

Na ocasião, a ministra terá a oportunidade de conhecer a Unemat e os programas desenvolvidos pela Universidade em parceria com o Ministério do Esporte. O Programa Rede Cedes foca na formação de professores e pesquisa em esporte e lazer. Desde a implantação já atendeu de forma direta mais de 4 mil jovens atletas e professores nas 10 regiões esportivas do Estado. O Programa Academia & Futebol atua na pesquisa, formação e prática do futebol. Atualmente, atende, em três núcleos, 150 crianças e adolescentes que são acompanhadas sistematicamente, por meio de oferta curso de especialização lato senso e do curso de curta duração para professores e treinadores de futebol. Já o Programa Segundo Tempo atende atualmente, cerca de 100 crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos de idade nas modalidades de natação e atletismo. 

No complexo esportivo que compreende o ginásio, a pista de atletismo e a piscina da Vila Olímpica da Unemat, na Cidade Universitária do Câmpus Universitário Jane Vanini, a ministra terá a oportunidade de assistir o Festival de Práticas Esportivas. No festival, as crianças e adolescentes que treinam junto aos programas desenvolvidos pela Unemat em parceria com o Ministério do Esporte, desempenharão as atividades esportivas nas modalidades de badminton, futebol, atletismo e as paralímpicas.

Durante o percurso na Cidade Universitária a ministra aproveitará para conhecer o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (CRPB-Cáceres). Em entrevista recente Ana Moser ressaltou a eficiência do paradesporto brasileiro e do esporte paralímpico com todos seus desdobramentos para o setor do esporte brasileiro e da inspiração desse exemplo esportivo para projetos a serem implantados em sua pasta. O CRPB-Cáceres é desenvolvido em parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) com o objetivo de ofertar práticas esportivas para crianças e jovens com deficiência que vivem no município de Cáceres e região.

Durante a agenda a ministra ainda participa de reunião com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; com a reitora da Unemat, Vera Maquêa e sua equipe; a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato; secretários de Estado e representantes do legislativo, no espaço Vivere Buffet.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!