Na noite de sexta-feira (28), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou o lançamento oficial do doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória), no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária do Câmpus de Cáceres.
O evento contou com a Aula Magna, ministrada pelo coordenador nacional do ProfHistória, Marcelo de Souza Magalhães, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e com o lançamento do livro ‘Procurando Neguinho: Passagems pelo Mato Grosso’, de David Randle.
Com o lançamento do doutorado profissional em Ensino de História, Cáceres oficialmente dobrou o número de doutorados: até mês passado, o município contava com doutorados em Ciências Ambientais, Linguística e Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal; no último dia 18, foram lançados doutorados em Educação e Geografia e, agora, em Ensino de História. Todos os doutorados são da Unemat.
A reitora da Unemat, Vera Maquêa, parabeniza os integrantes do Programa, responsáveis pela conquista do doutorado. “Parabéns a todos os nossos colegas professores da História e de áreas afins que compõem este corpo docente e trazem para nossos estudantes a possibilidade de cursarem doutorado nesta área tão importante”, disse a reitora. “Esse é o primeiro e único doutorado profissional no nosso País, o que prova a qualidade e a excelência do nosso corpo docente que, graças aos currículos desses profissionais, que conseguimos, por meio desta autorização da Capes, estabelecer o doutorado do ProfHistória aqui em Cáceres”, assegura Vera.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, também reforça a qualidade dos professores de História da Unemat como grande responsável pela implementação do doutorado em Cáceres. “Realmente a Unemat está em festa, pois aprovar um doutorado é um evento muito importante numa Universidade, e isto mostra a qualificação do corpo docente da Instituição e o interesse da comunidade em participar deste programa” afirma Áurea. A pró-reitora lembra que a importância dos programas profissionais, como o ProfHistória, é a qualificação dos docentes da rede básica de ensino.
“A importância do ProfHistória é que ele trabalha voltado para a educação básica. As teses, assim como as dissertações, refletirão sobre problemas, questões, ações e mudanças necessárias na educação básica de Mato Grosso. Então, é mais uma vez a Unemat pronta para contribuir com a qualificação do quadro de professores do Estado, com vistas à melhoria da educação de uma forma geral”, enfatiza a pró-reitora.
A coordenadora do ProfHistória na Unemat, Regiane Custódio, lembra que a oferta de um doutorado profissional é uma conquista grandiosa, principalmente no interior. “Há pouquíssimo tempo, as pessoas saíam de suas casas para ir para outras cidades e outros estados cursaram graduação. Hoje, temos a Unemat, que não tem nem 50 anos, uma Instituição jovem, que oferece programas de graduação, de pós-graduação e, agora, de doutorado profissional, todos em elevadíssimo nível e não deixa nada a dever às instituições que estão no Sul e Sudeste do Brasil” declara a coordenadora. “Nós batalhamos muito para conseguir este doutorado, o único do Brasil em nível de formação profissional. A Unemat tem crescido de uma maneira muito bonita e isso é o resultado do trabalho de toda a equipe Unemat, e o Profistória é um desses resultados”, conta Regiane.
A diretora político-pedagógica e financeira do Câmpus de Cáceres, Rinalda Bezerra, também comemorou o câmpus ter dobrado seu número de doutorados. “O Câmpus de Cáceres hoje tem uma visibilidade e uma expressividade muito grande, sobretudo por ser uma zona de fronteira. Começamos há pouco tempo e já estamos com seis doutorados, consolidando a área da Educação na pós-graduação da Unemat”, disse a diretora.
A mesa de abertura contou com Vera Maquêa, Áurea Ignácio, Marcelo Magalhães, Rinalda Bezerra, Regiane Custódio, bem como com o diretor da Faculdade de Ciências Humanas de Cáceres, Alexandre Regio da Silva, e a coordenador do curso de graduação de História, Marli Auxiliadora de Almeida.
AULA MAGNA
Com o título ‘ProfHistória: Impactos sobre o ensino e a pesquisa’, a aula magna foi ministrada pelo professor Marcelo de Souza Magalhães.
Marcelo possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, tendo cursado pós-doutorado em História do Brasil República pela mesma instituição, além de um segundo pós-doutorado na área de Ciências Humanas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) desde 2010, onde atuou como coordenador do curso de História na modalidade semipresencial entre 2016 e 2018. De 2000 a 2010, também foi professor na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em História Social entre 2008 e 2010 e foi membro do Conselho Consultivo da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2010. Também foi professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio) em 2008 e 2009.
Desde 2014 atua como professor do ProfHistória, tendo sido coordenador adjunto do Programa na Unirio de 2019 a 2021. Entre 2020 e 2023, foi coordenador de Avaliação na Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória, tendo assumido o posto de coordenador acadêmico nacional do Programa em 2023. Também foi coordenador adjunto dos programas profissionais da área de História junto à Capes de 2013 a 2018.
Marcelo indicou que o Programa é de excelência, tendo conquistado nota 5 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Para nós da Rede Nacional do ProfHistória, este momento é bastante importante: fomos o primeiro doutorado profissional aprovado e, hoje, o Programa está bastante capilarizado, está no País inteiro”, explica Marcelo. “No caso específico da Unemat, que já está na rede há um bom tempo, é uma presença fundamental na formação de professores de forma continuada em Mato Grosso”, disse o coordenador nacional.
A palestra foi mediada pelo vice-coordenador do Programa, Carlos Edinei de Oliveira.
LANÇAMENTO DE LIVRO
A noite também foi marcada pelo lançamento do livro ‘Procurando Neguinho: Passagems pelo Mato Grosso’, de David Randle. Estadunidense radicado em Cáceres, o escritor David Randle em seu livro fornece percepções sobre as histórias pessoais que formam um rico mosaico histórico da área.
A mesa do lançamento contou com a presença da vice-prefeita de Rio Branco, professora Cleide Pires, o diretor do Museu de Humanidades Alaíde Montecchi da Unemat, Acir Montecchi, e a esposa de David Randle, Inga Randle.
O PROGRAMA
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória) é um programa em rede coordenado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Ao todo, 39 universidades integram a rede, incluindo a Unemat, que oferta mestrado e doutorado profissionais no Câmpus de Cáceres.
O ProfHistória é o primeiro programa profissional a ofertar doutorado no País dentre os Programas de Pós-Graduação Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB).
O ProEB tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as instituições de ensino superior (IES) e redes de instituições associadas do Brasil, responsáveis pela implantação e execução de cursos com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da Educação Básica.
MESTRADOS PROFISSIONAIS NA UNEMAT
Além do ProHistória, a Unemat oferta outros sete cursos do ProEB a nível de mestrado profissional: Educação Inclusiva (Profei), em Sinop; Ensino de Biologia (ProfBio), em Tangará da Serra; Letras (ProfLetras) em Cáceres e Sinop; Matemática (ProfMat), em Barra do Bugres e Sinop; e Sociologia (Profsocio), em Sinop. Assim, a Unemat participa de seis dos doze programas ProEB.
Mas não é só pelo ProEB que a Unemat oferta pós-graduação profissional: o Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Prof-Água), ofertado pela Capes de maneira similar em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), oferta aulas em Cuiabá.
A Unemat oferta, em Cuiabá e Sinop, o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNit), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). O programa é organizado pelo Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).
A Unemat também possui um mestrado profissional próprio: o de Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGecii), em Barra do Bugres, exclusivo para estudantes dos povos originários.
Contato:
imprensa@unemat.br