TIC

Alunos da Unemat estão entre os finalistas nacionais da Huawei ICT Competition Brasil 2022 -2023

Por Hemília Maia
05/12/2022

Finalistas nacionais da Huawei ICT Competition Brasil Bruno Lima, Ikaro David e Mateus Quintino (Foto: Arquivo pessoal)

Três alunos do curso de Ciências da Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus Cáceres estão entre os finalistas nacionais da Huawei ICT Competition Brasil 2022 -2023. Bruno Lima de Oliveira, Mateus Quintino Oliveira Santos e Íkaro David Miguel de Oliveira Silva irão para São Paulo dia 27 de dezembro com todas as despesas pagas, para a final nacional, que acontece no dia 28 de dezembro, na Sede Nacional da Huawei, na capital paulista acompanhados do professor orientador Nivaldi Calonego Junior. A 6ª competição de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) da Huawei atraiu mais de 111 mil estudantes de diferentes cursos de 97 instituições só na América Latina.

Sob a tutoria do professor Nivaldi e aprovados individualmente na fase da competição regional realizada nos dias 18 e 19 deste mês, de forma remota, Bruno, Mateus e Íkaro atenderam os pré-requisitos para participar da final nacional: maiores notas e o número mínimo de três inscritos na mesma instituição. Durante uma hora, Bruno, Mateus e Ikaro responderam cada um 60 questões da trilha Computer.  Participaram da disputa alunos da Unemat dos câmpus de Alto Araguaia, Barra do Bugres e Cáceres.


A trilha Computer (computador) é disputada pela primeira vez na edição do evento que também oferta as linhas de competição Network (redes) e Cloud Computing (computação em nuvem). A equipe da Unemat segue na disputa pela trilha Computer. Após a fase Nacional, em São Paulo, ainda serão realizadas a fase América Latina (fase Latam), no México e a fase final Global em Pequim, na China.

Os alunos da Unemat, independente do curso, têm acesso à plataforma ICT Academy há sete meses, onde podem fazer vários cursos ofertados em inglês, por professores chineses. Embora os três finalistas tenham iniciado na ICT Academy há apenas dois meses, quando tomaram conhecimento da competição, já puderam experimentar seus benefícios. “As aulas de sistemas operacionais, estrutura e banco de dados foram fundamentais com relação ao conhecimento teórico da prova. Isso demonstra a importância da parceria entre a Unemat e a Huawei para fortalecer nossas capacidades em adquirir conhecimentos para o nosso futuro profissional”, destacou Bruno, que também é embaixador da Huawei na Unemat.

No mês de setembro os alunos da Unemat também tiveram a oportunidade de participar dos dois encontros com o gerente de Ecossistema e Talento no Brasil do Departamento de Negócios e Empreendimentos da América Latina da Huawei, Victor Montenegro, realizados em Cáceres e Barra do Bugres.

A aproximação e as parcerias entre a Huawei e a Unemat se deram pelas mediações da Agência de Inovação da Unemat (Aginov). Ainda em 2022, terá início o trabalho de tradução das aulas ministradas pelos professores chineses, atualmente em inglês, para o português. A tradução será realizada por professores da Unemat em mais uma parceria entre a universidade e a gigante do setor de telecomunicações. 

Premiação Etapa Nacional - Cada aluno da equipe ganhará 15 mil reais, mais viagem ao México com todas as despesas pagas para a fase Latam.

Huawei - É uma das maiores fabricantes do mundo no setor de telecomunicações. A empresa investe em programas de educação em diversos países com a intenção de suprir parte do déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). No Brasil, a Huawei promove capacitação e certificação de professores e alunos, em parceria com 110 universidades e escolas públicas e privadas, com  professores cadastrados e alunos treinados todos os anos.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!