Mato Grosso, Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID
Unemat entrega 450 protetores faciais para profissionais que atuam em casos de Covid-19
MEDIDAS COVID-19
Unemat entrega 450 protetores faciais para profissionais que atuam em casos de Covid-19
16/04/2020 11:44:59
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira
Prof. Nilce entrega mascaras protetoras no Hospital Regional de Cáceres
Prof. Nilce entrega mascaras protetoras no Hospital Regional de Cáceres

Cerca de 450 protetores faciais, produzidos por equipes da Unemat em Sinop, Barra do Bugres e Cáceres, foram entregues a hospitais e unidades de saúde, localizados nos municípios de Sinop, Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Sorriso, Nova Mutum, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Cáceres.

Os equipamentos de proteção, também chamados “face shield”, foram produzidos em impressora 3D. Um processo demorado, que vem demandando esforço de pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso. Cada modelo demora em torno de uma hora para ficar pronto. Com isso, uma impressora 3D consegue fazer entre 12 e 15 unidades por dia.

Os resultados desse empenho das equipes podem ser sentidos a mais de 660 km de distância de onde são feitos. De Sinop e Barra do Bugres, são encaminhados a municípios do interior do estado. Nesta semana (14/04), foi a vez do Hospital Regional, Hospital São Luiz e a Secretaria de Saúde em Cáceres receberem os equipamentos individuais de proteção, que serão utilizados por profissionais na linha de frente do combate ao Coronavírus.

A vice-reitora da Unemat, Nilce Maria da Silva, que entregou pessoalmente os protetores faciais, afirmou que essa ação tem dois sentidos para a instituição. “Primeiro, a importância da universidade pública, porque este é o espaço de produção do conhecimento, da ciência, e essa ciência é transformada em produto real para as pessoas. Segundo, a contribuição da Unemat para os servidores públicos na área de saúde. Enquanto a universidade disponibiliza os protetores faciais aos servidores de saúde, eles podem servir para o povo com mais segurança, que precisará desse atendimento de qualidade na saúde pública”.

A Secretária de Saúde de Cáceres, Silvana Maria de Souza, disse que os equipamentos são essenciais para a prevenção e o cuidado com os servidores. “É de suma importância o uso desta máscara para os profissionais que estão atuando dentro da unidade de tratamento, lidando diretamente com pessoas com suspeita ou com casos confirmados do Covid-19. Ela evita o contato com as partículas, quando está em atendimento aos pacientes”.

O coordenador do projeto da Unemat em Sinop, professor Tales Nereu Bogoni, doutor em Ciência da Computação, explicou as vantagens desse tipo de equipamento.  “É uma máscara reutilizável e de fácil higienização. Ela tem uma proteção de 22 centímetros, protegendo toda a face dos profissionais de eventuais contatos com fluidos”.

Para quem está na linha de frente, um auxílio para maior segurança. “Vivemos um momento muito difícil. Sempre tivemos uma parceria muito forte com a Unemat e isso só vem acrescentar. Serão de nosso uso e vai beneficiar todos nós, os pacientes e a população de Cáceres”, dissea enfermeira Jardiane Cintra Pires, que atua no Hospital Regional de Cáceres.

SAIBA MAIS

Em Sinop, já foram produzidas 380 “face shield”, levadas também aos municípios de Itaúba, Nova Santa Helena, Colíder, Sorriso, Nova Mutum, Cáceres. Saiba mais sobre essa ação.

Já em Barra do Bugres, já foram entregues 63 equipamentos para a Polícia Militar, Hospital Regional do município, além de Cáceres, e outros 30 estão prontos para ser disponibilizados. Segundo um dos coordenadores do projeto local, Alexandre Bernt, a universidade vai continuar a produzir enquanto tiver insumos. Clique aqui e conheça o projeto.               

PARCERIAS

As iniciativas vêm somando parceiros em todo o estado, como IFMT, a exemplo de Paulo Narita e o prof. Heitor Azuaga da Silva Filho que estão confeccionando protetores em Cáceres em parceria com a Unemat, além da UFMT, membros da sociedade civil, empresas e Fundação de Apoio ao Ensino Superior Estadual (Faespe), que adquiriu material acetato para a confecção de 800 viseiras que compõem as máscaras.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 2053 | Impressões: 20
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000