Mato Grosso, Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID
Unemat fará curso para produção de sabão em Juara
COMBATE AO CORONAVÍRUS
Unemat fará curso para produção de sabão em Juara
17/04/2020 17:03:53
por Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai desenvolver em Juara, no Vale do Arinos, um curso de extensão totalmente online de produção de sabão a fim de compartilhar saberes durante a pandemia do Coronavírus. As inscrições começam no dia 20 de abril e seguem até o dia 24 e poderão ser feitas por meio do WhatsApp.

O curso extensão “Campanha contra o Covid-19: Produção de sabão e saberes no Vale do Arinos” destina-se a moradores do Vale do Arinos que se enquadrem nos seguintes critérios: participem do grupo Mulheres ComVidas (Coletivo de Mulheres pela Vida do Vale do Arinos); sejam filiados ou filiadas dos sindicatos parceiros (Sintesmat, Adunemat, Sintep,) membros da Akamu (Associação de Mulheres Indígenas Apiakas, Kayabi e Munduruku, ou sejam povos indígenas da T.I. Apiaka-Kayabi. O curso tem carga horária de 40 horas e será totalmente a distância por meio de grupo de WhatsApp e terá início no dia 25 de abril e término no dia 30 de maio.

A professora Amanda Pereira da Silva Azinari, que é a coordenadora do curso de extensão explica que a ação tem dois momentos. O primeiro, que já está em andamento consiste na arrecadação de materiais para produção de sabão como óleo de cozinha, açúcar, sebo e soda, além de produtos de limpeza como desinfetante bactericida, sabão em barra/pó, água sanitária e sabonetes. Quem desejar doar esses itens podem entregar no Comercial Vitória, Super Bela Vista e Santa Fé Supermercado no bairro Itapuã.

Todos os itens arrecadados, e também o sabão que for produzido durante o curso, que é o segundo momento da campanha, serão destinados  às comunidades vulneráveis no município de Juara que estão  cadastradas/mapeadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e também para as  aldeias indígenas da Terra Apiaká-Kayabi.

A ideia desse curso é aliar o conhecimento em educação ambiental, uma vez que o óleo de cozinha utilizado será reutilizado na produção de sabão líquido, bem como garrafas plásticas descartáveis serão usadas para a armazenar os produtos de limpeza. Outro viés do curso de extensão se ampara na Educação Popular, já que tem um caráter dialógico que visa sensibilizar a sociedade para colaborar com as comunidades vulneráveis e povos indígenas.

“Esse é um momento desafiador que nos foi imposto pela pandemia, e acreditamos que articulando os saberes populares e científicos na produção dos sabões podemos somar forças”, explica a coordenadora do projeto, professora Amanda.

A expectativa dos organizadores é arrecadar produtos para  produção de cerca de 500 litros de sabão líquido e 550 pedaços de sabão em barra que serão entregues aos grupos. Durante a produção os inscritos no curso poderão acompanhar o passo a passo e assim produzir os seus próprios sabões.

Inscrições gratuitas apenas WhatsApp e demais informações: Cleitiane: 66- 99625-9738 e Andresa: 66- 99967-3761

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 1399 | Impressões: 23
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000