CARTA DO SEMINÁRIO

Seminário de Assuntos Estudantis elabora carta que discute desafios do pós-pandemia

Participantes do Seminário se voltam para a acolhida dos estudantes no retorno presencial

Por Assessoria
03/12/2021

(Foto: Design Unemat)

O 2º Seminário de Assuntos Estudantis (SAE) discutiu os desafios do pós-pandemia entre os dias 22 e 24 de novembro. Promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o evento reuniu representantes da Comissão de Assuntos Estudantis (CAE), das organizações estudantis e das comissões organizadoras locais dos processos seletivos de auxílios.

Ao final, os participantes elaboraram, coletivamente, a Carta do Seminário. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Antonia Alves Pereira, destaca que a Carta do Seminário “expressa o cuidado dos nossos servidores com as questões estudantis em vista do bem-estar dos estudantes. As ações discutidas visam assistir àqueles com vulnerabilidade socioeconômica, sem esquecer dos demais que precisam ser integrados após dois anos de ensino remoto”, registrou a pró-reitora.

Uma recepção acadêmica acolhedora e solidária foi apontada como ponto forte no estabelecimento de redes de solidariedade e de apoio pedagógico e psicossocial em cada localidade. Para o assessor de Gestão de Acompanhamento Estudantil, professor Rubens José Bedin, o evento foi um espaço para “ouvir a comunidade acadêmica, suas preocupações em relação ao retorno presencial, ou seja, em instrumento para planejar e organizar de forma coletiva a recepção acadêmica para o ano de 2022”, disse Rubens.

Essa proposição corrobora com as orientações do Comitê de Monitoramento do Novo Coronavírus (Covid-19), que vem acompanhando o cenário pandêmico e atualizando as medidas de biossegurança no contexto da Unemat. Numa ação integrada do Comitê com a Prae e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), os diretores de câmpus universitários, em reunião na terça-feira (30, tomaram conhecimento dos dados sobre o grau de vacinação e a realidade de vulnerabilidade socioeconômica dos estudantes, conforme pesquisa de coleta de informações disponível para resposta até o dia 22 de dezembro. “É importante salientar que os diretores dos câmpus estão discutindo as condições acerca do retorno presencial a fim de que as unidades possam se preparar para o retorno definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe)”, ponderou o diretor do Comitê, professor Dionei José da Silva.

Ainda, o  2º SAE possibilitou reflexões sobre a assistência e integração estudantil, que apontaram para a criação do Setor de Assuntos Estudantis (SAEst) em cada câmpus da universidade. De acordo com a assessora de Gestão de Políticas Estudantis, professora Karina Nonato Mocheuti, “será um espaço de escuta, de orientações e encaminhamentos das demandas dos estudantes aos setores competentes. A materialização do SAEst em cada câmpus, ao serem paulatinamente organizados, representa a realização de demandas discutidas e apontadas também no eixo ‘Política Estudantil’ do 3º Congresso Universitário da Unemat”, pontuou a assessora.

Foram entregues cópias da carta aos diretores para afixar nos murais dos câmpus universitários, núcleos pedagógicos e polos de Educação a Distância.


Sobre o Seminário

O 1º Seminário debateu a integração e o empoderamento estudantil em 2019. A Prae vem estreitando a interlocução com as bases localizadas nas diversas localidades da Unemat (Câmpus Universitários, Núcleos Pedagógicos e Polos de Apoio Presencial). Desde então, houve intensa mobilização para otimizar os processos seletivos a fim de atender aos estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, assim como abrir o leque de atendimento aos demais assuntos estudantis.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!