A 1ª Semana de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), aconteceu entre os dias 31 de março e 4 de abril no câmpus Tangará da Serra. Com o objetivo de mostrar à sociedade as atividades realizadas pelos cursos da instituição, foram promovidos oficinas, palestras, minicursos, mostras científicas e fotográficas.
As atividades aconteceram em escolas, postos de saúde, praças, biblioteca municipal, feira do produtor e outros pontos da cidade. O câmpus, que também sediou várias ações, recebeu mais de 1.500 pessoas durante os cinco dias de evento, que tiveram oportunidade de conhecer o espaço da Universidade e participar de 47 ações extensionistas criadas exclusivamente para essa semana, além de outras já existentes.
O Diretor Político-Pedagógico e Financeiro, Ariel Lopes, ressaltou o envolvimento de professores e alunos em diversos projetos de extensão voltados para a comunidade. “Recebemos no câmpus, o caminhão do MT Ciência e o caminhão da Extensão da Unemat, proporcionando a visita de alunos de várias escolas de Tangará da Serra”, destacou Lopes.
O Pró-reitor de Cultura e Extensão, Everton Nascimento, destaca que a extensão tem o papel de mostrar a Universidade para a sociedade. O Pró-reitor fala ainda sobre a relação indissociável entre ensino-pesquisa-extensão, para que os alunos da rede básica de ensino possam conhecer a Unemat e se tornem futuros acadêmicos.
“A comunidade que participa das ações extensionistas pode entender o que nós fazemos e para quem a gente faz. Então, é a ciência na forma mais simples, mas principalmente na sua forma mais clara para a comunidade, que muitas vezes não sabe o que a Universidade faz”, reforça Nascimento.
PÚBLICO ATENDIDO
Entre as 1.500 pessoas que circularam pelos corredores da Unemat na última semana, Rafael de Sousa (11 anos de idade), aluno do Centro Municipal de Ensino Décio Burali, conheceu, espaços da universidade, o MT Ciência, onde pôde interagir e brincar nas atividades desenvolvidas no câmpus. “Foi bem legal conhecer a Unemat, pude aprender muita coisa. E quem não participou antes, pode conhecer depois e até fazer uma faculdade aqui”, afirmou Sousa.
Diones Krinski, vivenciou a extensão como aluno e professor. Docente e coordenador do curso de Ciências Biológicas, ele está cursando Jornalismo na Unemat. “Eu já pensava em fazer uma outra graduação e vi no curso de Jornalismo uma oportunidade. Eu sou curioso, eu gosto de aprender. Eu estou aprendendo a me comunicar melhor, a escrever de forma diferenciada. A extensão envolve a sociedade, então ter uma comunicação mais simples ajuda nesse processo. Quero transformar o linguajar científico em algo que todos possam compreender”, afirma Krinski.
AGENDA:
Ao longo dos meses de maio e junho acontecem Semanas de Extensão nos diversos câmpus da Unemat. Confira o calendário:
12 a 17 de maio: Pontes e Lacerda
19 a 24 de maio: Barra do Bugres e Sinop
26 a 30 de maio: Alta Floresta
26 a 29 de maio: Nova Mutum e Faculdade do Médio Araguaia (Famma)
Contato:
imprensa@unemat.br