
O Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde - AfirmaSUS é uma iniciativa complementar de apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados, que promove ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que integram ensino, serviço e comunidade. O programa é voltado para estudantes que ingressaram na universidade por ações afirmativas, com foco na área da saúde, embora permita a inclusão limitada de estudantes de outras áreas. Cada grupo pode contar com até 15 discentes (10 bolsistas e 5 não bolsistas), docentes tutores e cotutores, além de orientadores de serviços.
Por meio do Edital Nº 4, de 22 de agosto de 2025, que destinaram 25% das vagas para a região da Amazônia Legal, a Unemat aprovou o “Grupo de Aprendizagem Tutorial do Projeto “Caminhos Pantaneiros e de Cerrado: interseccionalidade, diversidade e fortalecimento do cuidado no SUS em territórios do interior de Mato Grosso” para o Campus Universitário de Tangará da Serra “Professor Eugênio Carlos Stieller, vinculado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem.
O projeto “Caminhos Pantaneiros e de Cerrado: interseccionalidade, diversidade e fortalecimento do cuidado no SUS em territórios do interior de Mato Grosso" é um Grupo de Aprendizagem Tutorial vinculado ao AfirmaSUS. Está sediado no Campus Universitário de Tangará da Serra “Professor Eugênio Carlos Stieller, vinculado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem. Foram aprovados como bolsistas estudantes dos cursos de Ciências Biológicas (3), Enfermagem (4), Engenharia Civil (2), Agronomia (1). Para tutor foi selecionado o professor Josué Souza Gleriano e para orientadora de serviço, Camila Regina Lima Guimaraes e Marcia Oliveira de Souza (classificada).