O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC – e-Prevenção) é uma iniciativa coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e as Redes de Controle nos estados. O Programa tem como objetivo apoiar os órgãos e entidades públicas no fortalecimento de ações de prevenção à corrupção e na promoção de uma gestão pública mais íntegra, responsável e transparente.
A Universidade do Estado de Mato Grosso “Carlos Alberto Reyes Maldonado” (UNEMAT) participa do Programa desde 2021, seguindo a estratégia adotada pelo Poder Executivo Estadual para o fortalecimento da integridade nas instituições públicas. Nesse processo, a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) orientou os órgãos da Administração Direta e Indireta quanto ao preenchimento da ferramenta e-Prevenção, garantindo que as informações fossem registradas de forma adequada e alinhada às diretrizes do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.
A ferramenta e-Prevenção auxilia as instituições a identificarem situações que podem representar riscos de fraude e corrupção, permitindo a adoção de medidas preventivas antes que problemas ocorram. Investir em prevenção é mais eficiente e econômico do que lidar com consequências futuras, como sanções ou prejuízos aos recursos públicos.
Na UNEMAT, o diagnóstico obtido por meio da ferramenta e-Prevenção foi fundamental para a elaboração do Plano de Integridade da Universidade. Com base nesse diagnóstico, foi possível identificar pontos de melhoria e definir ações para fortalecer a ética, a transparência e as boas práticas de gestão. Todo esse trabalho contou com o apoio da Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso, que acompanhou e auxiliou a Universidade ao longo do processo, contribuindo para o fortalecimento de uma cultura de integridade em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade.
RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO E-PREVENÇÃO - 2024
Acesse: https://pnpc.tcu.gov.br/