Autor(es)/Organizador(es):
Leandra Ines Seganfredo Santos, Genivaldo Rodrigues Sobrinho
Nº de páginas: 323
Ano de publicação: 2015
A coletânea é resultado do trabalho desenvolvido durante as disciplinas Aspectos Sociocognitivos e Metacognitivos da Leitura e da Escrita e Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita do Mestrado em Letras (PROFLETRAS, UNEMAT, Sinop). Os textos que compõem esta obra são de cunho didático, científico, reflexivo, dispostos em forma de propostas de sequências didáticas que foram concebidas em duplas ou trios e executadas individualmente por cada docente na escola onde trabalha. Após a aplicação das propostas, produziram um relatório crítico, analítico, reflexivo em que apresentam o passo a passo seguido em sala, os resultados obtidos e as limitações encontradas, analisando à luz das teorias estudadas durante as disciplinas cursadas. Por fim, depois de socializarem os resultados com os colegas da dupla ou trio e os demais colegas da turma, produziram um relatório coletivo, apontando aproximações e diferenças no fazer docente nos diferentes contextos. Sete propostas foram elaboradas, culminando em um rico material, em que foram trabalhados os seguintes gêneros textuais: charge, paródia, discurso político, seminário, documentário, fábula e artigo de opinião. A obra traz também o texto Leitura, escrita e escola: ponderações de um grupo de docentes de Língua Portuguesa que analisa como o grupo de docentes compreendia os conceitos de leitura e escrita quando ingressaram no Programa.