Autor(es)/Organizador(es):
Elisangela Dias Saboia
Nº de páginas: 215
Ano de publicação: 2016
Este livro trata-se de uma intervenção pedagógica em torno dos gêneros discursivos propaganda e campanha publicitária em cartazes que pretendeu desenvolver a leitura e a produção textual. As atividades de leitura, interpretação e compreensão de textos foram organizadas por meio de uma sequência didática conforme Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly. Por ter como foco uma abordagem discursiva-textual, a intenção deste trabalho com propagandas e campanhas publicitárias em cartazes foi integrar as práticas de linguagem abordadas por Santos, Riche e Teixeira 2013, uma vez que foram realizadas leituras das propagandas, dentre outros gêneros referentes ao assunto, feitas análises sobre as linguagens utilizadas nos anúncios, tendo como aporte a teoria Análise de Discurso, e produzidos vários textos. Para a realização das análises dos textos dos estudantes pautou-se principalmente em Abaurre e Abaurre (2012) e em Passareli (2012). Buscou-se fazer ainda uma reflexão acerca da leitura, da escrita, assim como da importância da reescrita para o desenvolvimento da aprendizagem. Deste modo, foi preciso conceber a escrita como um processo e a prática docente como planejada e comprometida com a educação.