Autor(es)/Organizador(es):
Geni Conceição Figueiredo, Josete Maria Cangussú Ribeiro
Nº de páginas: 132
Ano de publicação: 2020
A coletânea profissionalização e valorização dos profissionais da educação, um estudo de caso do Estado de Mato Grosso, apresenta resultados da pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa em políticas educacionais, a partir do projeto Remuneração de Professores da Educação Básica no contexto do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação e do PSPN - Piso Salarial Profissional Nacional, em âmbito de uma rede nacional de pesquisadores, com apoio da Capes/Observatório da Educação, composta por 12 (doze) Universidades públicas brasileiras. A coletânea apresenta leitura de análise da política de valorização docente a partir do FUNDEB do PSPN e do PCCS - Plano de Cargos Carreira e Salários, construída a partir da teoria metodológica de policy analysis utilizando os conceitos de policy arena e policy cycle. O percurso da criação, institucionalização e implementação destas políticas foram analisados, tomando como base o contexto do estado de Mato Grosso e a remuneração docente definida e praticada neste Estado no período de 2006 a 2015.