Autor(es)/Organizador(es):
Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor
Nº de páginas: 121
Ano de publicação: 2021
Em “Contos fantásticos e fanfics: multiletramentos na formação de leitores do século XXI”, Cristiane O. P. C. Signor põe em movimento e ação algumas das questões que acompanham as pesquisas acadêmicas contemporâneas e o dia a dia docente; são pontos fundamentais à formação de discentes para olhar, entender e intervir no mundo que nos rodeia e na prática social, valores preconizados, inclusive por nossa Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A pesquisadora alia as famigeradas teoria e prática, subsidiando o processo com conceitos robustos e uma proposta de produção inovadora, desenvolvida em salas de aula do sistema público de educação. A construção coletiva, por parte de estudantes, faz com que as aulas de literatura consigam ir além da simples leitura; alunos e alunas, participantes desta pesquisa, por meio do texto literário, em profunda conexão com o local e o global, sedimentam um caminho de pertencimento e intervenção, em direção ao exercício de autoria crítica e ativa. Este é o ponto fulcral da intersecção entre formação escolar e cidadania, em seu sentido mais amplo – e urgente. Deste modo, por meio da aplicação prática, direta e ligada à realidade discente, aliada à teoria acadêmica e à produção artístico-literária, Cristiane consegue, pelos percursos dos multiletramentos, contribuir com o processo de formação de leitores e leitoras que não mais apenas recebem a experiencia estética, mas a vivem e a transformam.