Autor(es)/Organizador(es):
Carlos Edinei de Oliveira, Josemir Almeida Barros, Sandra Cristina Fagundes de Lima
Nº de páginas: 286
Ano de publicação: 2021
Apresentar este livro significa recordar histórias trilhadas por pesquisadores e pesquisadoras, integrantes de Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, interessados em produzir e comunicar ciência. Lidar com problemas que incomodam jovens e veteranos, investigadoras e investigadores no campo da educação que se ocuparam com a arte da escrita acadêmica foi e é algo primordial. Estabelecer um sistema compreensivo de ideias, conceitos e modos de identificação, recolha, sistematização e categorização de dados de campo, teóricos e temáticos, admitiu, portanto, a composição de centelhas científicas que compõem a obra. Maneiras de fazer as coisas talvez sintetize a expertise, as trocas de experiências, o planejamento e, consequentemente, a escrita no campo da Educação. É verdade que a escrita torna a elocução visível, contudo, não de uma mesma forma, pois uns fazem desenhos, outros gravam sílabas e diversos tornam manifestas as palavras que traduzem as pesquisas que realizam. História da Educação em trilhas e centelhas no Centro-Oeste e Norte Brasileiros carrega diversos propósitos, entre eles destacamos importantes vínculos com testemunhos, memórias de experiências e consequentemente a elaboração de críticas a partir das investigações de professoras e professores que atuam em diversas e importantes instituições de ensino.