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Violência doméstica contra a mulher: gestos de/no ensino da argumentação na perspectiva discursiva

Autor(es)/Organizador(es):
Nilce Maria da Silva, Ângela Maria de Almeida Demarco

Nº de páginas: 118

Ano de publicação: 2021

Resumo da Obra:

Esta obra tem por objetivo apresentar o resultado de um processo investigativo que permite refletir, discursivamente, sobre o funcionamento dos processos de ensino-aprendizagem da argumentação em práticas escolares de Língua Portuguesa. A partir das discursividades argumentativas dos sujeitos-alunos a respeito dos sentidos historicamente constituídos sobre a temática da violência doméstica contra a mulher, analisa-se, nas produções escritas, como foram atribuídos os sentidos a essa questão e como eles se inscrevem nos processos argumentativos como sujeitos ideológicos. Nossos resultados criaram condições para que novos gestos de interpretação sobre a temática e sobre os sentidos para a prática da argumentação fossem produzidos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do nono ano de uma escola pública de Educação Básica localizada em Cuiabá- MT e está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat/ Cáceres-MT.

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