Autor(es)/Organizador(es):
Nilce Maria da Silva, Ângela Maria de Almeida Demarco
Nº de páginas: 118
Ano de publicação: 2021
Esta obra tem por objetivo apresentar o resultado de um processo investigativo que permite refletir, discursivamente, sobre o funcionamento dos processos de ensino-aprendizagem da argumentação em práticas escolares de Língua Portuguesa. A partir das discursividades argumentativas dos sujeitos-alunos a respeito dos sentidos historicamente constituídos sobre a temática da violência doméstica contra a mulher, analisa-se, nas produções escritas, como foram atribuídos os sentidos a essa questão e como eles se inscrevem nos processos argumentativos como sujeitos ideológicos. Nossos resultados criaram condições para que novos gestos de interpretação sobre a temática e sobre os sentidos para a prática da argumentação fossem produzidos. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do nono ano de uma escola pública de Educação Básica localizada em Cuiabá- MT e está vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat/ Cáceres-MT.