Autor(es)/Organizador(es):
Danielle Tavares Teixeira, Hemília Maia Ribeiro, Lygia Cristina Menezes de Lima, Nataniel Patrick Pinho Zanferrari
Nº de páginas: 98
Ano de publicação: 2022
O livro Política de Comunicação apresenta um conjunto de diretrizes e processos para guiar a relação da Unemat com seus públicos estratégicos, de forma a manter a coerência entre discurso e prática, de acordo com sua missão institucional e princípios. Nele, o processo de comunicação da Unemat pode ser entendido em sua totalidade, de forma macro, por meio de comunicação integrada. Neste guia, são apresentados pontos estratégicos detalhados, como posicionamento, públicos estratégicos, relacionamento com imprensa, formadores de opinião e influenciadores, gerenciamento da marca, gestão de crise de imagem, presença e atuação nas mídias sociais, planejamento e estratégia de comunicação, entre outras propostas, que darão norte a processos, ações ou produtos. Construído coletivamente de forma participativa, por meio de diálogo com os diversos públicos da Unemat e suas lideranças, este livro permite vislumbrar a cultura organizacional a que se pretende construir em prol da sociedade que financia a Instituição, sem desconsiderar a estratégia no cotidiano, as pessoas, processos e fluxos na rotina. Neste documento norteador, também são apontadas ações, estratégias e produtos a serem executados, a curto, médio e longo prazos e que são fundamentais para a efetiva aplicação da Política. No entanto, o livro não encerra as questões de comunicação da Unemat, ele é base para o Plano de Comunicação, com a definição de públicos estratégicos, propostas, diretrizes, processos, fluxos e ações consolidadas no formato de um plano que exige acompanhamento e mensuração de resultados.