Autor(es)/Organizador(es):
Rita de Cássia de Araújo Silva
Nº de páginas: 136
Ano de publicação: 2023
O presente estudo foi elaborado para a conclusão do curso de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UNEMAT) campus Sinop/MT. O referente trabalho é intitulado “Poetas na escola: da leitura literária à escrita”. O projeto de pesquisa foi desenvolvido na Escola Estadual André Antônio Maggi, localizada no município de Ipiranga do Norte/MT, com alunos da 1ªfase do 3° ciclo B. Tem como objetivo analisar o desenvolvimento e resultados das atividades trabalhadas a partir da aplicação das Sequências Básicas, que pretende promover a formação do leitor crítico, a partir do lúdico, e do compromisso social, presente no gênero poesia. As discussões alicerçam-se nos trabalhos realizados por Compagnon (2009), Averbuck (1986), Colomer (2007), Paz (1982), Solé (1998). O gênero textual escolhido foi a poesia. A partir da análise das atividades realizadas pelos alunos, evidenciou-se que o trabalho com o gênero poema, a divulgação dos trabalhos no blog em conjunto com a Sequência Básica contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do leitor crítico, assim como, a produção autoral dos alunos.