Autor(es)/Organizador(es):
Luzia A. Oliva dos Santos
Nº de páginas: 216
Ano de publicação: 2015
A obra Letramento literário e ensino: versos e prosas, organizado a partir da disciplina Leitura do texto literário, do Profletras/UNEMAT/Sinop-MT, tem o objetivo de fornecer subsídios aos docentes do Ensino Fundamental e Médio no que se refere à leitura desse gênero na escola. Muitos desafios têm sido colocados aos formadores em vista do crescente acesso aos meios digitais e a ausência de motivação para leitura de livros. Após a reflexão de autores que contribuíram significativamente com a mudança de olhar em direção a essa problemática, os alunos do mestrado profissional em Letras, da UNEMAT/Sinop-MT, elaboraram propostas de leitura de autores de Mato Grosso e do cânone nacional. Um dos teóricos que guiou o trabalho é Rildo Cosson, que discute a sequência básica e a sequência expandida como estratégias de leitura do texto literário para o alcance do letramento. Não se quer este material um manual de leitura a ser seguido como receita. São possibilidades de leitura e que devem ser tomadas como norteadoras de outras interpretações, a partir da realidade do leitor a ser formado. Deseja-se que os textos possam chegar às salas de aula e transformar a realidade obscura que se tem percebido quando o assunto é formação de leitores literários.