Autor(es)/Organizador(es):
Laudemir Luiz Zart
Nº de páginas: 21
Ano de publicação: 2017
Estão reunidos no Caderno Pedagógico V - Glossário de Economia Solidária, definições de conceitos que integram o universo da linguagem da economia solidária. Tem como objetivo ser um material didático-pedagógico para a formação intelectual com grupos sociais populares para a compreensão teórica e das práticas sociais relativas às possibilidades e os limites da promoção e do desenvolvimento das ações de trabalho associado e coletivo. A cultura da solidariedade é um desafio para todos e todas que têm como utopia a transformação das estruturas, das relações e das práticas sociais embasadas na competição, na concorrência, na exploração, na dominação política, econômica e cultural da sociedade globalizada e configurada segundo os princípios do capital. Fundamentados pelos princípios da economia solidária vislumbramos caminhos para a construção social de valores, práticas e, por conseguinte, de estruturas e relações sociais que promovam a existência humana substanciada na cooperação, na colaboração, na reciprocidade, na participação, na igualdade social e no reconhecimento das diversas culturas que constituem o mosaico da sociedade brasileira. Os compromissos científico-tecnológicos, a inserção na educação solidária e popular, as lutas culturais e ecológicas, os desafios nos processos de organização de empreendimentos econômicos solidários, da formação intelectual, política e técnica dos trabalhadores e das trabalhadoras da economia solidária constituem caminhos estruturantes de aprendizagens para a sociedade solidária. Os conceitos inclusos neste Caderno Pedagógico resultam dos estudos e das práticas de trabalho social desenvolvidas na Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e Sustentáveis (INCUBEESS) e do Núcleo Unitrabalho da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É material didático que pode ser usado nas atividades formativas como ponto de partida para a aprendizagem e ser aprofundado com textos com as devidas referências teóricas.