Autor(es)/Organizador(es):
Eulália Maria Aparecida de Moraes, Otávio Ribeiro Chaves, Ricardo Tadeu Caires Silva
Nº de páginas: 246
Ano de publicação: 2018
Os dez textos que compõem a presente coletânea foram produzidos por pesquisadores de diferentes instituições de ensino superior brasileiras e têm como foco o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, conforme preconizado pelas leis 10.639/03 e 11.645/08 – que instituíram a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afrobrasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, do nosso país. Neles, os autores abordam – sob diversos olhares – importantes questões envolvendo a aplicabilidade das mencionadas leis no cotidiano escolar. Dessa forma, são apresentadas análises, trajetórias, balanços e propostas de práticas pedagógicas para se pensar criticamente a mudança do olhar eurocêntrico que até então tem caracterizado o ensino da nossa história. O presente livro foi organizado a partir de múltiplos olhares acerca do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Esperamos que as contribuições aqui apresentadas sirvam de estímulo para que, de fato, a História do Brasil também seja contada sob a ótica dos povos indígenas e afro-brasileiros; afinal, eles contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento econômico do nosso país e, sobretudo, para a formação da nossa identidade.