Autor(es)/Organizador(es):
Suzely Paesano Neves
Nº de páginas: 161
Ano de publicação: 2020
O livro “Permanência na Educação Superior: uma análise do percurso acadêmico dos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Jane Vanini”, percorre a temática permanência na educação superior, uma das grandes preocupações das instituições após a democratização do acesso. A pesquisa foi realizada acompanhando a trajetória dos estudantes ingressantes em 2014/1 com previsão de conclusão em 2017/1, com o objetivo de detectar os fatores interferentes em sua permanência nos cursos de graduação, levando-os ou não à conclusão dentro do prazo mínimo de integralização, conforme determinado no Projeto Pedagógico do Curso – PPC. Ao verificar a trajetória acadêmica dos estudantes no período, além de constatar a existência de diferentes fatores, sejam eles de caráter pessoal ou econômico, que se inter-relacionam e interferem na permanência e na conclusão do curso dentro do prazo mínimo de integralização, detectou-se também uma alta concentração de estudantes retidos, em uma ou mais disciplinas. A análise desses dados nos leva a indagar sobre a relação entre retenção e desistência e o papel das políticas de permanência.