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Valorização dos Profissionais da Educação no Contexto do Fundeb e do PSPN - Estudo de caso do Estado de Mato Grosso

Autor(es)/Organizador(es):
Geni Conceição Figueiredo, Josete Maria Cangussú Ribeiro

Nº de páginas: 174

Ano de publicação: 2020

Resumo da Obra:

A coletânea extraída da pesquisa Remuneração de Professores da Educação Básica no contexto do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação e do PSPN - Piso Salarial Profissional Nacional, em âmbito de uma rede nacional de pesquisadores, com apoio da Capes/Observatório da Educação, composta por 12 (doze) Universidades públicas brasileiras, apresenta o estudo de caso do Estado de Mato Grosso e capital. Busca-se compreender a política de financiamento da educação básica e sua inter-relação com a valorização dos profissionais da educação, o contexto e os conceitos sob os quais se estrutura esta política, e a práxis desenvolvida, demostrada a partir de dados contidos tanto em valores por aluno, quanto em valores da remuneração, na série histórica de 2006 à 2014. A valorização dos profissionais se apresenta neste contexto, como um processo multifacetado e dialético. Implica tanto nas horas de estudos ofertadas em cada etapa e modalidade educacional para os alunos, quanto na jornada de trabalho dos profissionais da educação e a sua organização. O financiamento da educação é refletido neste contexto e frente aos desafios para garantia da equidade e qualidade educacional.

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