Autor(es)/Organizador(es):
Osvaldo Mariotto Cerezer
Nº de páginas: 285
Ano de publicação: 2021
Este livro aborda diferentes aspectos do ensino e aprendizagem de História a partir de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. O ProfHistória, enquanto mestrado destinado a formação de professores de História em atuação nas escolas de Educação Básica, possibilita o desenvolvimento de pesquisas e produção de conhecimentos voltados para o ensino de História a partir de estudos desenvolvidos por professores com experiências concretas no cotidiano escolar. Essas produções fortalecem o espírito investigativo e a produção de saberes, metodologias e didáticas que podem inspirar outros professores a pensar o ensino em diferentes contextos escolares brasileiros, fortalecendo as práticas pedagógicas de professores de História em seu fazer cotidiano. O ProfHistória se constitui num importante lócus de qualificação profissional, fortalecendo os laços entre pesquisa e ensino ao construir pontes entre o trabalho docente no chão da escola, a pesquisa e a produção de conhecimentos voltados ao ensino de História. Ao fazer isso, o programa potencializa a interlocução entre as diferentes experiências docentes e a necessária compreensão acerca das especificidades dos contextos sociais, culturais e históricos em que o ensino e a aprendizagem são desenvolvidos, dando ao professor suportes que auxiliam na construção de posturas investigativas e críticas em relação a complexidade do processo de construção do conhecimento e do ensino da História na contemporaneidade. Assim, este livro pretende, sobretudo, proporcionar aos professores de História da Educação Básica algumas possibilidades para refletir sobre o ensino de História a partir de diferentes pesquisas desenvolvidas por professores egressos do ProfHistória. Boa leitura!