Editora

Formação do professor de língua inglesa

Autor(es)/Organizador(es):
Romeu Donatti

Nº de páginas: 164

Ano de publicação: 2022

Resumo da Obra:

Especialmente a partir da década de 1980, muitas transformações de ordem econômica, cultural, tecnológica, social e histórica têm permeado a sociedade afetando as relações sociais, os sujeitos, a formação de professores e os espaços escolares, ocasionando estudos e debates sobre os multiletramentos nesse novo cenário. Diante dessas evidências, este estudo pretende analisar e compreender aspectos da formação docente (inicial e contínua) de professores de língua inglesa de sete Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) localizados em Mato Grosso e investigar se as práticas pedagógicas resultantes dessa formação contribuem para a concretização dos multiletramentos na escola, e fortalecem uma formação voltada à criticidade e à cidadania. Os resultados apontam que há fragilidades na formação docente (inicial e contínua), e que apesar de algumas dificuldades, já reconhecidas no contexto escolar, os professores de língua inglesa têm conseguido contribuir para a promoção de diferentes níveis de letramento inseridos na teoria dos multiletramentos, ao lançar mão de estratégias diversificadas apresentando práticas pedagógicas desejáveis em dado momento e formas cristalizadas de ensinar, em outros.

Editora
unemat.br/site/ed
Telefone: (65) 32210-023 | E-mail: editora@unemat.br