Autor(es)/Organizador(es):
Agnaldo Batista de Lima
Nº de páginas: 74
Ano de publicação: 2022
A presente obra originou-se da pesquisa “Poesia na escola: estratégias de letramento literário” e apresenta um estudo de cunho interventivo para obtenção do título de mestre em Letras - Mestrado Profissional em Letras da Unemat – Universidade do Estado de Mato Grosso. O estudo teve como principal objetivo, à realização de uma intervenção pedagógica com alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Vicente Francisco da Silva, localizada no município de Alta Floresta, estado de Mato Grosso no ano 2018. Busca refletir os processos de leitura e escrita do texto literário em versos e desenvolve práticas de letramento literário por meio de leitura, escrita e reescrita de poemas da literatura infantil e juvenil no âmbito da escola. Teve como principal aporte teórico Cosson (2014), dentre outros. Espera-se que esta obra contribua de forma efetiva à promoção de novas estratégias de letramento literário capazes de serem desenvolvidas por docentes e estudantes no âmbito da instituição escolar.