Autor(es)/Organizador(es):
Cleide Nascimento de Carvalho Camargo
Nº de páginas: 143
Ano de publicação: 2024
A obra A formação do leitor: do conto mato-grossense de autoria feminina à produção de hiperdiário resultou de uma pesquisa realizada no Profletras Unemat/Sinop. Assim, este estudo teve por objetivo trabalhar a formação do leitor, a partir da literatura mato-grossense de autoria feminina, considerando o letramento literário, no sentido de promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio de leituras de contos e produções de hiperdiários. O projeto foi desenvolvido em uma turma do 9º Ano C do Ensino Fundamental da Escola Estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva, na cidade de Alta Floresta-MT. Na proposição didática, trabalhou-se com a obra Não presta pra nada, de Marta Helena Cocco (2020). Composta por 12 contos, selecionamos os contos “Cinco Marias”, “O bordado”, “Roupa suja” e “Motivo” para leitura e discussão em sala de aula, e, como produto, os alunos produziram diários digitais, que foram denominados de hiperdiários.