Editora

Experimentação no ensino de ciências: do processo formativo à prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental

Autor(es)/Organizador(es):
Marcos Vinicius Carrijo de Freitas

Nº de páginas: 119

Ano de publicação: 2024

Resumo da Obra:

A presente obra é resultado final de uma dissertação que investigou o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho mostra que a prática pedagógica em geral ainda é revestida por uma abordagem positivista, caracterizada por uma tendência de exposição, e a participação dos alunos no processo de ensino tem diminuído. Aliada a essa dificuldade do lado didático e metodológico, os achados da pesquisa trazem uma percepção da ciência como entidade estranha à produção humana, ou seja, o conhecimento científico é tratado de forma descontextualizada, sem referência a aspectos históricos, políticos, culturais, econômicos e sociais.

Editora
unemat.br/site/ed
Telefone: (65) 99897-459 | E-mail: editora@unemat.br