Editora

Tecendo saberes por meio de língua(gens): (des)caminhos no ensino e na aprendizagem de português na região amazônica

Autor(es)/Organizador(es):
Leandra Ines Seganfredo Santos, Neusa Inês Philippsen, Shelton Lima de Souza, Albina Pereira de Pinho

Nº de páginas: 321

Ano de publicação: 2024

Resumo da Obra:

Esta coletânea envolve 5 (cinco) unidades do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras em Rede, o PROFLETRAS – Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT/Araguaína), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop) e Universidade Federal do Pará (UFPA) –, representando as que estão localizadas na Amazônia brasileira. Compõe a coletânea 09 (nove) ricos capítulos que abordam distintas propostas de reflexões, a partir de uma interessante diversidade de perspectivas teórico-metodológicas. Desse modo, por meio dos textos desta coletânea, desenvolvidos a partir de pesquisas realizadas em unidades do PROFLETRAS situadas em universidades amazônicas, esperamos que leitoras e que leitores possam utilizá-los como subsídios para seus trabalhos em sala de aula, sobretudo se forem professoras ou professores e, se não forem, entendemos que os artigos podem contribuir com uma formação mais ampla e mais crítica sobre a Língua Portuguesa e sobre o seu ensino em escolas brasileiras, particularmente em escolas amazônicas que, muitas vezes, devido às relações de poder existentes entre as regiões brasileiras, ficam à mercê de ações de invisibilidades e de preconceitos. Por isso, este livro, com a diversidade de produções científicas, é uma obra de educação linguística e política para afirmar – e nunca é demais dizer o óbvio – que nas Amazônias também se produz ciência de qualidade para a melhoria da educação brasileira. Trata-se de mais uma ação do Grupo de Trabalho da ANPOLL – Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira – GT ELIAB.

Editora
unemat.br/site/ed
Telefone: (65) 32210-023 | E-mail: editora@unemat.br