Editora

Um Brasil sem fronteiras: a língua inglesa no espaço de enunciação de português do Brasil

Autor(es)/Organizador(es):
Francineli Cezarina Lara

Nº de páginas: 125

Ano de publicação: 2024

Resumo da Obra:

Este estudo, inscrito na linha de pesquisa “Estudos de Processos de Significação”, do Programa de Pós-Graduação em Linguística ofertado na Unemat/Cáceres, analisou o funcionamento enunciativo de três propagandas publicitárias brasileiras que abordam o ensino de inglês como segunda língua. A pesquisa descreve o agenciamento das figuras nas cenas enunciativas, buscando caracterizar a representação imaginária que se forma entre o locutor (propaganda) e o interlocutor (leitor). As propagandas foram analisadas por meio dos procedimentos de articulação e reescrituração, com foco na perspectiva enunciativa, em que a Enunciação é tomada como o lugar que produz significação. O referencial teórico utilizado foram os construtos da Semântica do Acontecimento, desenvolvidos por Guimarães (2002, 2005).

Editora
unemat.br/site/ed
Telefone: (65) 99897-459 | E-mail: editora@unemat.br