Publicação

Editora Unemat divulga publicação de obras de edital específico

14 obras, entre dissertações e teses, de egressos da Pós-Graduação da Unemat são disponibilizadas em livros digitais

Por Hemília Maia
02/12/2025

(Foto: Design Unemat)

A Editora Unemat divulgou as obras do Edital 001/2025 referentes à transformação de dissertações e teses de egressos dos programas de pós-graduação stricto sensu da Unemat em livros no formato e-book.  

O conjunto de lançamentos da Editora Unemat revela uma forte vocação para a aplicabilidade social e regional. As pesquisas não ficam restritas à teoria; elas propõem soluções para salas de aula, analisam problemas ambientais locais (como inundações em Cáceres e bacias hidrográficas em Jauru) e resgatam a identidade cultural de Mato Grosso através da Literatura e da História. Os três grandes eixos que conectam essas obras são: Inovação e Inclusão na Educação; Linguagem, Memória e Identidade; e Território e Meio Ambiente.

As 14 obras, de autoria individual, estão disponíveis para download gratuitamente, possuem recurso de leitura em voz alta, apresentam tipografia adequada para leitura em celular e computador, sumários interativos e o sistema Digital Object Identifier (DOI), identificador de objeto digital alfanumérico exclusivo atribuído a um objeto ou recurso digital para garantir sua acessibilidade e citabilidade persistentes na Internet. 

Acesse os e-books da Unemat.  

Mais informações em: editora@unemat.br.

Acesse as obras publicadas:

Inovação e Inclusão na Educação

Novas metodologias de ensino em Realidade Aumentada, Impressão 3D, Numismática e foco em inclusão e educação antirracista.

Realidade aumentada: uma sequência didática para aprendizagem dos domínios morfoclimáticos do Brasil - Cléo Maycon Viana Paz propõe o uso de Realidade Aumentada para ensinar Geografia (domínios morfoclimáticos) a alunos com deficiência intelectual em Juara/MT, unindo tecnologia e inclusão.

Avaliação e ensino de inglês para crianças: formação docente sob uma perspectiva colaborativa - Joelinton Fernando de Freitas foca na formação de professores em Sorriso/MT, propondo critérios claros e colaborativos para avaliar o aprendizado de inglês por crianças.

A numismática na construção de saberes no ensino de História: o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) - Luiz Carlos Perez Diodato apresenta uma metodologia criativa: usar moedas e cédulas antigas para ensinar a Era Vargas, conectando objetos do cotidiano à História política.

Fabricação digital como processo pedagógico: ensino de geometria espacial com Tinkercad e impressão 3D - Marcela Madanês Chavier explora a cultura maker, utilizando softwares de modelagem e impressão 3D para ensinar Geometria espacial no ensino médio.

Formação do leitor na escola: Colasanti e Ondjaki entre novelas, romances e descobertas - Paula Adriana Greff desenvolve um plano de leitura para adolescentes baseado em obras de Marina Colasanti e Ondjaki, focando em temas de amadurecimento e autoconhecimento.

“Quando me descobri negra”: ensino de História afro-brasileira e identidade a partir da literatura - Rosiane Pereira Viscovini discute o ensino de História afro-brasileira através da Literatura feminina negra, visando combater estereótipos e fortalecer a identidade de estudantes negros.

Linguagem, Memória e Identidade

Análises sobre como a Literatura, o teatro e a imprensa ajudaram a construir a identidade mato-grossense e o papel da mulher.

Nomes e sentidos: a designação nas (re)nomeações do CES à Eedieb “Prof. Milton Marques Curvo” - Alessandra de Paula Ferreira analisa a história da Escola Estadual Prof. Milton Marques Curvo (Cáceres), mostrando como as mudanças de nome da instituição (de 1981 a 2021) refletem mudanças políticas e sociais.

A personagem e seu duplo: singularidades do teatro de Augusto Sobral - Claudiomar Pedro da Silva analisa peças de Augusto Sobral, focando na dualidade das personagens e em como elas assumem diferentes papéis sociais nas tramas.

O editorial como expressão crítica na Revista Literária Pixé - Igor Paulo Rodrigues Pereira estuda a revista literária digital cuiabana Pixé, demonstrando como seus editoriais funcionam como ensaios de crítica literária contemporânea.

Estatuária urbana, espaço de enunciação e sentidos - José Gabriel Martins Pereira investiga os sentidos de estátuas em Portugal e no Rio de Janeiro, tratando os monumentos urbanos como "textos" que comunicam história e ideologia.

A representação da casa e seus desdobramentos em Pedra Canga e A dança do jaguar, de Tereza Albues - Julianna Alves Bahia mergulha na obra de Tereza Albues, analisando como a autora retrata o misticismo, o fantástico e a cultura regional de Mato Grosso através da simbologia da "casa".

A significação de cidadania da mulher mato-grossense na enunciação de textos da revista A Violeta no período de 1916-1934 - Leila Castro da Silva resgata a história de mulheres mato-grossenses no início do século XX (1916-1934) através das páginas da revista A Violeta, analisando como essas mulheres reivindicavam sua cidadania.

Território e Meio Ambiente

Estudos focados em Geografia urbana, riscos ambientais e gestão das águas no estado.

Sub-bacia hidrográfica do córrego Mineiro, Jauru - MT: uso e ocupação da terra, hidrodinâmica e educação ambiental - Mara Helena Carneiro realiza um estudo de caso em Jauru/MT, alertando sobre os impactos humanos nos recursos hídricos locais e a necessidade de educação ambiental.

Mapeamento do risco de inundação na cidade de Cáceres-MT - Willian James Vendramini utiliza geotecnologias e Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) para mapear áreas suscetíveis à inundação em Cáceres/MT, evidenciando como a urbanização desordenada amplia a vulnerabilidade de populações de baixa renda e defendendo políticas de ordenamento territorial.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!