O Programa de Formação de Células Cooperativas e Solidárias - FOCCO, vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, foi instituído e regulamentado em 03 de agosto de 2012, pela Resolução nº 038/2012 – Ad Referendum do Conepe. Em 12 de setembro de 2023, o Programa foi reestruturado pela Resolução nº 047/2023 – Ad Referendum do Conepe.
Entende-se por células cooperativas um grupo de estudo em que todos os participantes ajudam-se, cooperando mutuamente, com o intuito de atingir um objetivo pré-estabelecido por todos. De natureza coletiva, solidária e interdisciplinar, as células cooperativas e solidárias têm o intuito de contribuir para a elevação da qualidade de formação dos estudantes de graduação e ajuda a diminuir a evasão, promovendo o sucesso acadêmico, valorizando a articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Baseado na metodologia ativa de Aprendizagem Cooperativa, cunhada pelo professor Manoel Andrade Neto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Focco/Unemat inspira-se no movimento Prece, criado pelo professor Manoel na zona rural do município de Pentecostes, no interior cearense, há 30 anos. Sua proposta pedagógica é centrada na cooperação entre alunos e professores, no trabalho em equipe e na liderança estudantil, sendo trabalhada por meio dos pilares da consciência, do caráter e da competência estratégica, relacional e cooperativa. A formação se faz por meio de “uma utopia viável pautada nas premissas da educação emocional, da autodeterminação dos estudantes, da aprendizagem cooperativa, da solidariedade altruística e da liderança estudantil e solidária”, nas palavras do professor Manuel Andrade.
O Programa oferta 150 vagas atualmente e, este ano, completa 12 anos de história e contribuição na formação de muitos alunos.