Esperamos contribuir para a
formação crítica-reflexiva de licenciandos, criando oportunidades para que
construam uma identidade profissional, facilitando a atuação de professores da
rede de educação básica como coformadores de futuros docentes e, ao mesmo tempo,
desenvolvendo práticas didático-metodológicas significativas. Mais
especificamente, esperamos:
- Promover o diálogo entre as
escolas de educação básica e a universidade, minimizando a distância entre
teoria e prática;
- Estabelecer uma relação de cooperação
mútua entre escola e universidade, pensando em conjunto questões relacionadas à
formação de professores e intervenções pedagógicas necessárias;
- Criar oportunidades para se
conhecer e vivenciar a realidade escolar em seus mais diversos aspectos;
- Desenvolver competências e
habilidades relacionadas à docência no ensino básico;
- Facilitar experiências de
análise, elaboração e aplicação de material didático;
- Propor intervenções
didático-pedagógicas em classe e extraclasse que tenham por meta a superação de
dificuldades no processo de ensino-aprendizagem;
- Criar oportunidades para se
vivenciar experiências metodológicas e tecnológicas, bem como práticas docentes
inovadoras, transdisciplinares e interdisciplinares;
- Fomentar a pesquisa em contexto
educacional como forma de compreender diversos contextos de ensino e propor
intervenções didático-pedagógicas.