O Pibid é uma iniciativa para o
aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação
básica.
O programa concede bolsas a
alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência
desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com
escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a
inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua
formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob
orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Como
funciona?
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela
Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o
desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos
por meio de seleções promovidas por cada IES.
Objetivos
do Programa
• Incentivar a formação de Docentes em nível Superior na Educação Básica;
• Contribuir para a
valorização do Magistério;
• Elevar a qualidade da
formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a
integração entre educação superior e Educação básica;
• inserir os licenciandos no
cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes
oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas,
tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que
busquem a superação de problemas identificados no processo de
ensino-aprendizagem;
• incentivar escolas
públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos
futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial
para o magistério; e
• contribuir para a
articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes,
elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.