Esperamos contribuir para a formação crítica-reflexiva de licenciandos, criando oportunidades para que construam uma identidade profissional, facilitando a atuação de professores da rede de educação básica como coformadores de futuros docentes e, ao mesmo tempo, desenvolvendo práticas didático-metodológicas significativas. Mais especificamente, esperamos: - Promover o diálogo entre as escolas de educação básica e a universidade, minimizando a distância entre teoria e prática; - Estabelecer uma relação de cooperação mútua entre escola e universidade, pensando em conjunto questões relacionadas à formação de professores e intervenções pedagógicas necessárias; - Criar oportunidades para se conhecer e vivenciar a realidade escolar em seus mais diversos aspectos; - Desenvolver competências e habilidades relacionadas à docência no ensino básico; - Facilitar experiências de análise, elaboração e aplicação de material didático; - Propor intervenções didático-pedagógicas em classe e extraclasse que tenham por meta a superação de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem; - Criar oportunidades para se vivenciar experiências metodológicas e tecnológicas, bem como práticas docentes inovadoras, transdisciplinares e interdisciplinares; - Fomentar a pesquisa em contexto educacional como forma de compreender diversos contextos de ensino e propor intervenções didático-pedagógicas.
Queremos que os alunos das licenciaturas vivenciem experiências significativas, que valorizem a carreira do magistério, sendo estas realizadas através de um trabalho contínuo, com práticas docentes inovadoras que devem estar em sintonia com a realidade local da escola, e (re)significante para a universidade pública, vindo a fortalecer determinantemente a formação de professores. Devemos salientar que nossos professores precisam repassar mais do que a mera instrução escolar, devendo ensinar aos alunos valores que os embasem na construção de suas próprias visões de mundo. Nesse sentido, o objetivo maior a ser alcançado corresponde às interações e ações propostas neste projeto, que estas contribuam imensamente na formação de licenciandos e na inovação do processo de ensino-aprendizagem nas escolas, retornando para a UNEMAT/PROEG a revisão do processo formador de professores.
Espera-se ainda a integração entre os cursos de licenciaturas e as escolas participantes do projeto, na perspectiva de incentivar a formação de professores para o Ensino Básico; Incentivo à continuidade dos estudos para o Ensino Superior, principalmente em cursos de licenciatura, valorizando a carreira docente. Promover uma articulação consistente entre a UNEMAT e a Secretaria de Educação do Estado e municípios do Estado de Mato Grosso, objetivando o estabelecimento de projetos de cooperação entre os atores envolvidos no projeto, fomentando uma sólida formação docente inicial, na melhoria do ensino em formação de professores na região.