Programa de Formação de Células Cooperativas e Solidárias (Focco)

Programa de Formação de Células Cooperativas e Solidárias (Focco)

HISTÓRIA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CÉLULAS COOPERATIVAS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES/MT.

A história do Focco no município de Barra do Bugres começou no ano de 2011, por intermédio de um convite realizado pelo professor Alexandre Porto ao também professor Carlos Edinei, para que este fosse ao município de Cáceres/MT participar de uma reunião com a professora Ana Di Renzo, à época pró-reitora de Ensino e Graduação na Unemat de Cáceres, sobre a proposta de um projeto que a docente tinha a intenção de trazer para a universidade. Em Cáceres, a professora Ana Di Renzo reuniu-se com os docentes: Carlos Edinei de Oliveira, Silvia Regina Nunes do curso de Letras do campus do município de Pontes e Lacerda/MT, Luciana Melhorança Moreira Añez do curso de Biologia do campus de Cáceres, Vera Regina Martins e Silva do curso de Letras de Cáceres e a Judite Azevedo do Carmo do curso de Letras do campus de Cáceres. Nesta reunião, a pró-reitora Ana Di Renzo explicou sobre o Programa de Células Cooperativas e o PRECE, que já era desenvolvido na Universidade Federal do Ceará (UFC), e que ela gostaria que a aprendizagem cooperativa fosse implementada pela Unemat.

Após o encontro, a professora Ana Di Renzo encaminhou os docentes para Fortaleza, onde passaram alguns dias conhecendo o professor Manoel Andrade, o movimento PRECE e como o processo de seleção era realizado. Inspirados, começaram a elaborar o primeiro edital para o FOCCO enquanto viajavam. Retornando ao Mato Grosso, os coordenadores locais de cada campus foram escolhidos e logo se empenharam em divulgar e explicar o programa em cada campus. Após conseguirem engajar alguns alunos, levaram-nos para o movimento de formação e seleção em Cáceres, que foi realizado em três dias. No primeiro momento, nem todos os selecionados para o programa entravam como bolsistas, alguns ficaram como suplentes aguardando uma vaga. Esse processo de formação e seleção ocorreu diversas vezes em Cáceres até que cada núcleo do FOCCO o realizasse em seu respectivo campus. Os coordenadores começaram a elaborar várias atividades, como a criação da figura dos facilitadores e a criação de células dos diferentes cursos que a Unemat oferece. Todos os cursos - exceto o Bacharelado em Direito, que ainda não existia no campus de Barra do Bugres - participaram ativamente do programa. Havia células de todos os cursos ofertados pela universidade, pois é necessária essa diversidade dentro do programa para difundir a metodologia ACS e alcançar discentes de todos os cursos, ajudando-os durante a trajetória acadêmica.
A princípio, o programa não dispunha de um espaço próprio, que só foi conquistado com a Diretoria Política Pedagógica e Financeira do campus, mediante o avanço do programa. Foram os primeiros alunos e bolsistas que limparam, organizaram e mantiveram o ambiente que hoje é o espaço dedicado ao FOCCO. O Programa de Formação de Células Cooperativas em Barra do Bugres sempre primou e ainda prima pela coerência com o programa de aprendizagem cooperativa, pela formação das células nos diferentes cursos, estimulando e incentivando especialmente os alunos dos cursos que não possuíam células a participarem do programa como bolsistas, contribuindo para a permanência desses alunos na universidade. Atualmente o Programa é coordenado pelas Professoras Laís Braga Caneppele e Aline Pedrosa de Oliveira.

Conheçam as Células em funcionamento no Campus de Barra do Bugres.

1. Vogue Fem e Cultura Ballroom - Resumo da célula (constando objetivo, metodologia e os resultados esperados): A célula tem como público-alvo as pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ da cidade de Barra do Bugres-MT, para aproximar as pessoas e contribuir com o fomentando da Cultura Ballroom na cidade. O objetivo da célula é proporcionar um espaço seguro no qual as pessoas poderão aprender sobre o Vogue Fem, com os 5 elementos, e a Cultura Ballroom, fazendo que se sintam pertencentes à comunidade e proporcionar um espaço seguro para as pessoas, tendo em vista que na cidade não há espaços para a comunidade LGBTQIAP+. Este projeto demonstra sua importância ao proporcionar um espaço seguro para a comunidade LGBTQIAPN+, propiciando um ambiente livre de preconceito e LGBTfobia, com o foco em acolher, desenvolver o lado artístico através da dança e proporcionar uma nova atividade que a cidade não oferece, a dança Vogue. Serão utilizadas como metodologia a aprendizagem cooperativa, com troca de experiências e vivências pessoais dos celulandos e acolhimento através da dança, e a metodologia ativa, traçando estratégias para incentivar os celulandos a aprenderem de forma autônoma e participativa. Os resultados esperados é aproximar a comunidade para que possamos nos celebrar em vida, compartilhar experiências e nos fortalecer enquanto comunidade que luta contra o preconceito, a discriminação, a violência, buscando respeito, saúde e reconhecimento de direitos civis.

2. Detalhamento no LayOut - Na célula será mostrado a interface do programa e nas primeiras células será apresentado como configurar o template do layout, posteriormente faremos o detalhamento de marcenarias e bancadas como exemplo para que os estudantes possam compreender como funciona o programa. A célula também será aberta para quem quiser trazer suas demandas como: estágio e matérias relacionadas a detalhamento da faculdade. Público-Alvo - estudantes dos Curo de Arquitetura, mais especificamente quem está do meio para o final do curso.

3. Célula "Revit para Iniciantes" é voltada para a área do software de arquitetura Revit, com o objetivo de auxiliar os estudantes de arquitetura e engenharia a aprender e ter mais conhecimento nesse software.

O software Revit BIM ajuda as equipes de arquitetura, engenharia e construção (AEC) a criar construções e infraestrutura de alta qualidade, com precisão e facilidade em modelagem paramétrica. A metodologia cooperativa será aplicada de forma descontraída, onde os celulandos levam os projetos que estão sendo desenvolvidos por eles n programa e compartilhamos nossos conhecimentos.


4. Grupo de estudo e interação - A célula preza pela interação dos celulandos, para que haja mais diálogo e trocas de conhecimentos. Ademais a célula é desenvolvida por meio das matérias, ou seja, cada semana tem uma pauta como tema para o estudo, pois semestre passado (2023/2), obteve mais rendimento dessa forma, os discentes estiveram presentes no momento que tinha uma discussão determinada, com isso, os estudos em grupo sempre estava com boa quantidade de pessoas até o final, com ótimos resultados, principalmente em avaliações individuais.


5. A célula "Café e Direito em Debate" é um espaço voltado para a discussão e reflexão crítica sobre temas atuais e relevantes no campo do Direito, combinando um ambiente informal e acolhedor, onde os participantes se sintam à vontade para expressar suas opiniões, a célula promove um espaço de troca mútua de ideias, onde todos, têm a oportunidade de contribuir para as discussões. O principal objetivo da célula "Direito em Debate" é fomentar o desenvolvimento do pensamento jurídico crítico, incentivando a interação e a participação ativa, a célula facilita a expressão livre. Além disso, pretende-se criar espaços de interação social, fortalecendo elos de amizade e construindo uma rede de apoio e colaboração.


6. A célula de Introdução às Engenharias é voltada para acadêmicos que cursam disciplinas introdutórias das diversas engenharias. O principal objetivo é proporcionar uma base sólida nos princípios fundamentais das engenharias, além de promover habilidades essenciais como trabalho em equipe, colaboração e comunicação. Tem como metodologia adotada a aprendizagem cooperativa, uma abordagem educacional que enfatiza o trabalho em equipe, a colaboração e a responsabilidade compartilhada entre os alunos para alcançar metas comuns de aprendizado. Especificamente, utilizaremos a estratégia de aprendizagem entre turmas, onde alunos de diferentes turmas ou até mesmo de diferentes escolas colaborarão em projetos ou atividades de aprendizagem. Esta abordagem permite que os alunos compartilhem diferentes perspectivas e experiências, além de desenvolverem habilidades de comunicação e colaboração interculturais. As atividades serão realizadas na Sala do Focco, um espaço que acomoda confortavelmente um número significativo de pessoas e possui todos os instrumentos necessários para uma sala de estudo eficiente. Esta sala é equipada com recursos adequados para facilitar a aprendizagem cooperativa, como mesas dispostas para trabalhos em grupo, equipamentos audiovisuais e acesso a materiais de estudo relevantes. Esta célula de Introdução às Engenharias pretende não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também preparar os alunos para os desafios do trabalho em equipe e da colaboração em contextos diversificados, essenciais para o sucesso na carreira de engenharia.


7. A célula de Design em Foco parte do princípio de que o apelo visual é algo importante para a vida acadêmica, seja na diagramação de pranchas, banners científicos, materiais para seminários, etc. Dessa forma, a célula tem o objetivo de auxiliar os estudantes a produzir esses trabalhos de maneira que chame a atenção dos seus respectivos públicos, utilizando as ferramentas Canva e Corel Draw. Para o desenvolvimento do “Design em Foco” serão criadas artes em geral, buscando compartilhar dicas sobre as ferramentas, alguns princípios básicos do design e formas para otimizar a produção desses materiais. Além disso, trocar conhecimentos com os celulandos, considerando que o Canva já é bastante conhecido e até utilizado por muitos alunos na universidade. Entre os resultados esperados estão: o incentivo a interação entre os celulandos, o reforço das habilidades sociais, fomentando a criação de vínculos e tornando o ambiente de estudo mais agradável e produtivo.


8. A célula Desenho Técnico - objetiva promover maior ajuda coletiva entre os celulandos em relação às matérias de Desenho de Arquitetura 1 e Desenho Universal, onde tenta-se chegar a soluções à dúvidas levantadas ou apenas desenvolvimentos de atividades propostas pelo professor, por meio de discussões, desenhos manuais e softwares. Desse modo, almeja-se com a célula, maior número de aprovações nas matérias, redução no índice de desistência e promover interação entre os celulandos.


9. Modelagem em 3D (sket) - A célula tem como público alvo os alunos de informática 01 que estão no 3° período, e estão aprendendo sketchup. Porém, qualquer aluno de qualquer semestre pode participar. A célula será desenvolvida em cima das necessidades dos celulandos que participarem, aqueles que já estão desenvolvendo algo no software iremos dar continuidade, e para aqueles que ainda não possuem domínio iremos trabalhar com um projeto fictício só para que eles aprendam e peguem a prática e os comandos do programa. Contando também com momentos de descontração para que eles se conheçam entre si e participem cada vez mais da célula. O objetivo da célula é ajudar os alunos que estão iniciando esse processo de desenho pelo software, porque muitas vezes só o momento da aula não é o suficiente e é um processo eu demanda tempo e dedicação, então a célula acontece com esse intuito, e claro ajudar os alunos novos a se inserirem na faculdade e assim participarem mais dos programas oferecidos. A metodologia se dá mais pela demanda e disposição dos celulandos, mas na maioria das vezes é ditada por eles mesmo, dependendo do projeto ou trabalho que estão fazendo. Esse semestre nosso encontro é toda terça feira de manhã na sala do Focco, já que a maioria possui notebook, mas temos a disposição o uso dos laboratórios da instituição caso necessário. Porém, fazer nosso encontro na sala do Focco para mim é mais interessante pois como disse, é uma forma de inserir esses novos alunos com os programas que a faculdade oferece, tanto para participarem como celulandos, como ara entrarem para o time se for de interesse. Desde quando entrei no focco tenho esse modelo de célula e sempre funcionou bem, com participantes assíduos e ótimos resultados dos trabalhos. Além de afunilar as relações com outras pessoas fora do meu círculo de amigos.


10. Depois da Meia Noite - esta célula será uma forma de estudo em grupo, visando que o estudo em conjunto seja mais eficaz e produtivo de forma que baseia se na Psicologia do Mimetismo na qual diz que certo indivíduo começa a desejar determinado objeto porque notou outra pessoa desejando o mesmo objeto, ou seja, ao ver o colega estudando, ele irá tentar fazer o mesmo tornando mais fácil para o sujeito o aprendizado. Ao irem a célula, os estudantes serão responsáveis pelo tempo cronometrado para o estudo, aplicando o método pomodoro um método de gerenciamento de tempo, que consiste na utilização de um cronômetro para dividir o estudo em períodos, desta forma motivando a aprendizagem em conjunto e cooperativa. A célula como diz o nome, “Depois da meia noite” é por motivos que a célula iniciará as 23:00 e encerrará as 03:00 da manhã e poderá ser ampliada se tiver necessidade para os celulandos. Visando a necessidade diversas vezes dos estudantes de madrugar para realizar trabalhos da faculdade, escrita de tcc, e até mesmo trabalhos por fora, a célula tem como sua importância para que consigam realizar seus objetivos sem enrolação.


11. Arquitetura 1 - Inicialmente era apenas sobre Projeto de Arquitetura 1, mas abriu para todos os projetos (para atrair mais público). São 7 Projetos de Arquitetura durante o curso e é uma das matérias que mais demanda tempo na faculdade (por conta de desenho à mão ou em programas, apresentação, análise, etc), algumas são em grupo/trio, portanto é necessário esse momento para trocarmos informações e conhecimentos. Para isso, usamos a sala do FOCCO, busco conhecer a trajetória de cada aluno, promovo café e interações para a permanência dos celulandos.


12. Documentários - Serão feitos encontros semanais, sendo todas as quintas-feiras das 19:00 horas às 23:00 horas. De início a ideia é passar dois documentários por dia, começando com o primeiro e depois abrindo uma roda de discussão para que todos possam fazer comentários, e assim, todos possam desenvolver e discutir questionamentos e apontamentos referente a tal documentário. A escolha dos documentários, de início, será feita pela articulista, mas com o tempo o cronograma em relação a escolha dos documentários será aberto para que todos possam dar sugestões de documentários a serem vistos. Ademais, quando os celulandos estiverem precisando de ajuda em alguma matéria ou a fim dessa célula sempre servirá de suporte, tanto para as aulas se for necessário, ou também para quaisquer dificuldades que os alunos venham a ter e necessitem da minha ajuda. Ressalto também que, por mais que não pareça ser uma célula para aplicar os métodos de aprendizagem cooperativa os conhecimentos são sim aplicados, direta e indiretamente. Como principal objeto busco estar atendendo as necessidades de quem me procura, seja em relação ao assunto que irei abordar ou em relação as suas dificuldades no curso. A promoção da interação e troca de conhecimentos é fundamental nesse processo também, já que com isso acredito que possamos estar ajudando diretamente na permanência dos acadêmicos na universidade.

 



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Telefone: (65) 32210-036 | E-mail: focco@unemat.br