O Programa FOCCO, instituído no ano de 2012 na UNEMAT, teve seu início no Campus de Tangará da Serra no ano de 2013. Desde então diversas ações tem sido realizadas pela coordenação local e bolsistas. As ações desenvolvidas atendem os eixos: ensino, pesquisa e extensão. No eixo de ensino, já atendemos com Células de estudo cooperativo mais de 2 mil acadêmicos dos diversos cursos do Campus. No eixo da pesquisa, o Programa conta com publicações em revistas, em anais de eventos nacionais, e capitulo de livro promovendo a divulgação do FOCCO e da aprendizagem cooperativa para além da UNEMAT. Alguns dos ex-bolsistas prosseguiram seus estudos após a graduação, 06 destes concluíram o mestrado e, atualmente, 01 é aluno de doutorado. Também temos ex-bolsistas atuando como professores universitário UNEMAT, UFMT e IFRO. No eixo de extensão, o FOCCO em Tangará da Serra promove o Programa de extensão “FOCCO no ENEM”, oportunizando à comunidade estudantil um curso gratuito de preparação para o ENEM. Atualmente, uma das bolsistas do FOCCO foi aluna do Projeto "FOCCO no ENEM". No Campus de Tangará da Serra o Programa também realiza o “CineFOCCO”, um momento propicio para a interação entre os acadêmicos dos cursos. O evento geralmente acontece a cada 15 dias. O FOCCO em Tangará da Serra contou com três coordenadores locais: 1) Professor Neodir Paulo Travessini; 2) Professora Marinez Cargnin-Stieler e 3) Professor Marcus Vinícius Araújo Damasceno, que atua desde 2017. Os dados apresentados mostram a importância e abrangência do FOCCO conquistadas ao longo desses 11 anos de atuação do Programa em Tangará da Serra.
Na sequência temos um resumo das Células em funcionamento no Campus de Tangará da Serra:
1. FOCCO EM CÁLCULO I - A célula tem como objetivos a melhora do desempenho dos celulandos na disciplina de Cálculo I; o desenvolvimento de autonomia em relação ao estudo não só da disciplina correspondente à célula, mas de todas as outras disciplinas que os alunos cursam e virão a cursar; o aperfeiçoamento de habilidades interpessoais, como a boa comunicação; e a aprovação na disciplina que vem sendo objeto de estudo nos encontros. Para o cumprimento dos trabalhos da célula em questão, propõe-se o desenvolvimento de atividades como a resolução de exercícios, o esclarecimento de dúvidas e a revisão do conteúdo visto em sala de aula com o docente da disciplina de Cálculo I, além da utilização de outras estratégias de abordagem, como o emprego de uma linguagem menos técnica para explicação dos conteúdos, havendo ainda o estímulo para a participação ativa dos acadêmicos, de modo que possam compartilhar com os demais celulandos seus conhecimentos e suas dúvidas. Dos resultados obtidos pode -se citar a constância e a permanência dos participantes da célula; a notável evolução de celulandos que tinham mais dificuldade em relação ao conteúdo da disciplina, valendo salientar, que estes também demonstraram maior autonomia de estudo, trazendo questionamentos relacionados aos exercícios e a materiais pesquisados para a célula; e a melhora das habilidades sociais, uma vez que os participantes da célula quase já não apresentam resistência para ir ao quadro resolver e explicar um determinado exercício.
2. FOCCO NO INGLÊS - A Célula Focco no inglês tem como objetivo a integração entre os alunos de todos os cursos da Unemat, tal como o de incentivar a curiosidade e interesse dos mesmos em aprender um novo idioma, por meio de discussões descontraídas a respeito de diversos temas que assustam as pessoas que começam a aprender inglês.
3. MECÂNICA DOS SÓLIDOS I - A célula de Mecânica dos Sólidos I busca consolidar os conhecimentos básicos da disciplina através de exercícios práticos e aplicações reais na engenharia, tendo como consequência a aprovação final dos alunos e resultados positivos a respeito da aprendizagem cooperativa, visando a integração de conhecimentos específicos necessários, o aprimoramento dos acadêmicos através de exercícios contínuos, o fortalecimento das práticas de ensino a aprendizagem, garantindo um ambiente educacional eficaz e colaborativo, assim como promover a interdisciplinaridade entre os alunos. Sendo assim, espera-se a melhoria no desempenho dos acadêmicos, a redução nas taxas de reprovação, maior participação e engajamento dos alunos com habilidades cooperativas, gerando impactos positivos em disciplinas correlatas.
4. CÁLCULO II - Célula para auxiliar os alunos nos conteúdos referentes a disciplina de Cálculo II (considera pelos acadêmicos como uma das mais difíceis do curso), ajudando-os no aprendizado e incentivando o cooperativismo dentro da universidade. Nos encontros semanais são realizadas revisões de conteúdos, resolução de exercícios e debate entre os acadêmicos, utilizando o método do estudo cooperativo a priore, com o objetivo da aprovação na disciplina e diminuir a taxa de evasão no curso de Engenharia Civil no Câmpus.
5. FOCCO EM SOFTWARE ESTRUTURAL - A célula de Software Estrutural visa ensinar a projetar estruturas de concreto armado nos softwares CYPECAD e TQS. Utilizando aulas teóricas e estudos de casos como referência, os alunos irão desenvolver habilidades técnicas e profissionais. Os resultados esperados são a preparação técnica dos participantes.6. FOCCO EM CÁLCULO APLICADO - A célula tem como objetivo a aprendizagem e cooperativismo dos acadêmicos da matéria de Cálculo Aplicado, fornecendo dinamismo e trabalho em equipe para auxílio nos estudos. Os encontros permitem que o grupo de alunos tirem dúvidas dos conteúdos, e incentiva o cooperativismo tendo em vista que eles aprendem com seus colegas também. As células objetivam tratar sobre os conteúdos base das matérias de cálculo, noções sobre domínios de funções, conjunto numéricos, revisão sobre matemática, limites, derivadas, aplicações de derivadas, integrais e aplicações de integrais. Nos resultados obtidos tem se a permanência dos alunos no curso, e incentivo ao estudo em grupos cooperativos durante a vida acadêmica.
7. FOCCO EM CÁLCULO NUMÉRICO - A célula tem como objetivo promover a colaboração, desenvolvimento de competências e fortalecimento comunitário. Dinâmicas de interação do grupo, desenvolvimento de atividades e preparação pré-avaliações são partes importantes da metodologia aplicada. Prevendo assim o aumento da produtividade, permanência acadêmica e aprovação na disciplina.
8. FOCCO EM BIOCEL - A célula de aprendizagem cooperativa FOCCO EM BIOCEL tem como objetivo aumentar o índice de aprovação na disciplina de Biologia Celular, oferecida aos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. Utilizando metodologias ativas de aprendizagem, esta célula se baseia na resolução de problemas. O articulador faz uma breve introdução ao tema e, em seguida, apresenta problemas relacionados para os alunos resolverem. Durante o encontro, o conteúdo é explorado à medida que os alunos trabalham nas soluções.
9. TEORIA DAS ESTRUTURAS - Por meio da resolução de listas e exercícios em conjunto, o Focco de Teoria das Estruturas tem por finalidade auxiliar os alunos a compreenderem o conteúdo dessa matéria fundamental para o curso de Engenharia Civil. Além disso, a aplicação de simulados que antecedem as provas são outras ferramentas que ajudam os alunos a se prepararem.
10. MECÂNICA DOS SÓLIDOS II - A Célula é voltada para desenvolvimento de atividades da disciplina, resolução de exercícios e esclarecimento de dúvidas. O objetivo do FOCCO é a aprendizagem cooperativa entre os alunos de modo a promover a interação, interdependência pessoal, desenvolvimento acadêmico e a formação como profissional que será essencial ao mercado de trabalho.
11. EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA - A Célula tem por objetivo estimular a aprendizagem cooperativa juntamente aos alunos da disciplina de experimentação agrícola do curso de agronomia do campus de Tangará da Serra, tirando dúvidas dos alunos referente a matéria e articular as metodologias abordadas dentro de sala para melhor entendimento e compreensão dos estudantes. A metodologia adotada pela célula integrará abordagens colaborativas e interativas para maximizar a aprendizagem dos alunos, conforme descrito na sequência: Grupos de Estudo Cooperativo: Formação de Grupos: Os alunos serão organizados em pequenos grupos de estudo cooperativo, incentivando a interação e a troca de conhecimentos. A realização de sessões regulares de discussão onde os alunos podem compartilhar suas dúvidas e experiências, trabalhando juntos para resolver problemas e compreender melhor as metodologias de experimentação agrícola. A realização de atividades práticas e simulações que permitam aos alunos aplicarem os conceitos teóricos em situações reais de experimentação agrícola. A análise de estudos de caso reais que exemplifiquem os desafios e soluções na experimentação agrícola, facilitando a compreensão prática dos conteúdos; o aumento da compreensão dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de Experimentação Agrícola, por meio de um ambiente de aprendizado colaborativo, o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas entre os alunos; bem como, estimular o engajamento e a motivação dos estudantes pela disciplina, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante e Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos nas avaliações e nos trabalhos práticos, refletindo um entendimento mais profundo das metodologias de experimentação agrícola. E, assim, preparar os alunos para enfrentarem desafios reais no campo da agronomia, equipando-os com conhecimentos práticos e teóricos sólidos.
12. CÉLULA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS - A Célula tem o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão dos conteúdos da matéria, abrangendo a estática e dinâmica dos Fluidos, juntamente a conceitos essenciais para entender como os fluidos se comportam. Adotando uma metodologia cooperativa de aprendizagem, buscando melhorar a aprendizagem em grupo dos acadêmicos. CÉLULA DE FÍSICA GERAL I - Célula focada no esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas relacionados aos conteúdos de física, abordando estudo do movimento (cinemática e dinâmica), as leis de Newton, trabalho e energia, e outros conceitos importantes.
13. GEOMETRIA ANALÍTICA - Auxiliar os discentes da disciplina de Geometria Analítica (GA) com os conteúdos passados em sala de aula, a fim de promover sinergia entre os alunos e, efetivamente, buscar a aprovação de todos por meio da aprendizagem cooperativa (AC). Não obstante, na célula de Trabalhos Acadêmicos, tem-se o intuito de contribuir com a revisão e elaboração dos mais diversos textos acadêmicos, sendo um FOCCO aberto a todos os discentes da universidade. Para a célula de GA, faz-se a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), por ela os discentes são motivados a ir ao quadro resolver exercícios passados pela docente da disciplina, o que também contribui para a interação entre todos eles, assim promovendo a AC. Em contrapartida, no FOCCO de Trabalhos Acadêmicos, a metodologia é ativa, contribuindo com a produção e a revisão textual. Com a célula de GA, espera-se o aumento do rendimento acadêmico dos discentes, bem como um maior índice de aprovação na disciplina. Já na célula de Trabalhos Acadêmicos, busca-se um feedback positivo por parte dos orientadores dos textos demandados, além da melhoria de produção textual.
14. MECÂNICA GERAL - A célula é destinada a auxiliar os acadêmicos de Engenharia Civil na matéria de mecânica geral, com resolução de atividade referentes aos assuntos previstos em ementa e exposição de conteúdos. Nas células é proposto a resolução de exercícios por parte dos acadêmicos em quadro e explicação dos mesmos e aplicação de simulados. Com a realização dos encontros da célula pretende-se obter um melhor rendimento e aprovação entre os que frequentam a mesma, além da interação e cooperativismo entre os participantes.
15. HISTOLOGIA! DÁ PRA SOBREVIVER? - Auxílio aos discentes por meio das células cooperativas da disciplina de Histologia. Células planejadas em rodas de conversa através de discussão de temas referentes a matéria, com enfoque em gerar a cooperação entre alunos trocando informações e criando macetes criativos para ajuda na aprendizagem promovendo a aprovação da matéria e interação social.
16. ANATOMIA HUMANA - A célula de anatomia humana é voltada para os acadêmicos de enfermagem onde revisamos os conceitos básicos de anatomia humana e fazemos Quiz semanalmente para fixar os conteúdos.