APRESENTAÇÃO
O Planejamento Estratégico Participativo da Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) atende aos imperativos das políticas nacionais de pós-graduação vigentes, expressas no Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG/ 2011- 2020), cujos eixos norteadores são: fortalecimento dos programas existentes, expansão de cursos em áreas estratégicas do conhecimento, aperfeiçoamento do sistema nacional de avaliação, consolidação da interdisciplinaridade e articulação da pós-graduação com outras instituições e níveis de ensino, considerando-se as peculiaridades nacionais e regionais. Esses eixos articulam-se em torno de um objetivo principal que consiste na formação de recursos humanos qualificados para atividades docentes, de pesquisa em todas as suas modalidades, assim como técnica, para atendimento às demandas dos setores público e privado.
Diante do exposto, toma-se como objetivo principal deste PEP-STRICTO - Planejamento Estratégico Participativo a retomada dos objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Plano Estratégico Participativo (PEP) da UNEMAT, no intuito de atribuir maior visibilidade às políticas da pós-graduação stricto sensu, destacando os pontos fortes, assim como as dificuldades que precisam ser superadas, com vistas ao fortalecimento dos programas, expansão para novas áreas estratégicas do conhecimento.
Este Planejamento, por sua vez, norteará os programas de pós-graduação stricto sensu na produção de seus planejamentos estratégicos específicos, traçando e desenvolvendo ações norteadas por objetivos e metas mais consistentes. No lastro do Planejamento Estratégico Participativo (2015-2025) institucional que materializou o compromisso da gestão da UNEMAT nas tomadas de decisão por um período de 10 (dez) anos, o Planejamento Estratégico da Pós-graduação stricto sensu busca dentro de um período de 8 anos (2022 - 2030) o seu respaldado nas necessidades e anseios dos programas de pós-graduação, assim como nos cursos de mestrado e doutorado que os compõem, mediante a garantia da gestão democrática e participativa. O ensino de pós-graduação torna-se cada vez mais consolidado na IES, com um quadro docente em constante capacitação científica e pedagógica, resultando, sobremaneira, em produtos científicos, didáticos e tecnológicos que têm impactos positivos nos âmbitos social, cultural, educacional, político e econômico das diversas regiões do Estado. Sem dúvida, a universidade tem cumprido o seu papel de articuladora do saber nos contextos em que atua.
PEP-STRICTO (2022-2030)
A equipe organizadora da elaboração do PEP-STRICTO é composta por um Comitê Geral e pelos Comitês locais, incluindo representantes dos Programas de pós-graduação e outros gestores.