Divulgação da
pesquisa e legitimação social
Os centros produtores de conhecimento, como as
universidades, para sua legitimação social, precisam, obrigatoriamente,
comunicar, de forma ampla e competente, os resultados de seus projetos de
investigação, conduzidos por grupos de pesquisa ou pelos seus pesquisadores
individualmente.
Resumidamente, a divulgação da pesquisa realizada pela
Unemat se endereça a duas categorias principais públicos: a) os especialistas,
com sólido conhecimento nas áreas de atuação de seus pesquisadores (comumente
entendidos como seus pares), e b) o público leigo, conjunto integrado por
pessoas que não dispõem de informações qualificadas sobre temas gerais de
ciência, tecnologia e inovação, ou pelo menos sobre os temas específicos
abrangidos pelos projetos de pesquisa realizados pela Universidade.
É fundamental considerar, no processo de difusão científica,
este conceito abrangente de público leigo, porque nele se incluem desde os
cidadãos com formação precária em Ciência, Tecnologia e Inovação
(CT&I) até parcela significativa da elite social, econômica e
política do país, que, por motivos diversos, não reúnem informações precisas
nesta área, como, dentre outros, os parlamentares, os produtores ou os
representantes de organizações da sociedade civil.
Para atender a estas duas categorias de potenciais
interessados na difusão de informações em ciência, tecnologia e inovação,
podemos considerar três modalidades, com características bastante distintas: a
comunicação científica, a divulgação científica e o jornalismo científico.
A comunicação
científica
A comunicação científica se constitui no processo de
circulação de informações de CT&I que têm como objetivo disseminar o
conhecimento científico para públicos especializados (pesquisadores,
cientistas, gestores em determinadas áreas, formuladores de políticas
públicas). Ela se efetiva pela utilização de canais específicos, como as
publicações acadêmico-científicas (periódicos, relatórios de pesquisa e livros
técnico-científicos, por exemplo) e os eventos científicos (congressos, seminários
e workshops).
A comunicação científica se vale do discurso especializado,
com o uso frequente de termos técnicos, de conceitos complexos e obedece a uma
proposta de divulgação que inclui a revisão bibliográfica do assunto tratado, a
indicação precisa do percurso metodológico que subsidiou a pesquisa realizada e
a descrição e análise dos resultados empíricos.
A Unemat cumpre este papel pelo apoio aos seus pesquisadores
que publicam, regularmente, artigos em periódicos científicos, elaboram
relatórios de pesquisa referente aos seus projetos e apresentam os resultados
de seu trabalho em eventos científicos, organizados pela Universidade, ou por
instituições externas.
A divulgação
científica
A divulgação científica, ao contrário da comunicação
científica, tem como objetivo dar conhecimento ao público leigo (como definido
anteriormente) de resultados de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento
científico, sociocultural, econômico e profissional do Estado e do país. Em
geral, esta divulgação, além de informações gerais sobre o trabalho realizado,
define o impacto dos resultados e do conhecimento produzido, como forma de
prestar contas do investimento realizado que, em nosso país, quase sempre se
origina do poder público, como no caso da Unemat.
A divulgação científica dispõe, para sua consolidação, de um
número diversificado de canais, como os veículos jornalísticos (jornais,
revistas, programas de rádio e televisão, portais), livros de natureza
didática, palestras em eventos destinados ao público em geral, cartilhas e
folhetos de divulgação, portais, filmes e documentários, mídias sociais
(incluindo fanpages, blogs e canais de vídeo comprometidos com a difusão da
ciência), exposições e museus interativos, e mesmo peças de teatro e campanhas
de interesse público em áreas como saúde, tecnologia, preservação ambiental,
dentre outras.
A divulgação científica promove, tendo em vista o perfil dos
públicos a que ela se destina, a decodificação do discurso científico, buscando
tornar claros os conceitos e processos, abrindo mão de termos técnicos que
podem dificultar a compreensão por parte de públicos não especializados.
A Unemat participa do processo de divulgação científica,
produzindo materiais e recursos para a difusão dos projetos de divulgação
científica e pela participação de seus pesquisadores em atividades destinadas a
este fim, como palestras e seminários. A Universidade, em seu portal e nas
mídias sociais oficiais, traz notícias e informações gerais sobre os resultados
de pesquisas realizadas por seus pesquisadores.
O jornalismo
científico
O jornalismo científico tem grande tradição em nosso país e
se constitui em um caso particular de divulgação científica. Na prática, esta
divulgação se realiza pela cobertura de temas de ciência, tecnologia e inovação
pela imprensa brasileira, seja ela de informação geral (jornais, revistas,
portais) ou segmentada, como os programas específicos de divulgação científica
nos canais de televisão aberta ou por assinatura.
Os jornais e revistas de maior prestígio costumam dispor de
editorias especializadas para cobertura de ciência e tecnologia e muitas
agências de fomento no Brasil (as chamadas FAPs – Fundações de Amparo à
Pesquisa) têm programas específicos para a capacitação de profissionais e para
o incentivo à pesquisa sobre jornalismo científico (dissertações, teses,
projetos de iniciação científica). É preciso mencionar, também, que algumas
universidades, em seus cursos de jornalismo, mantêm, inclusive, disciplinas,
obrigatórias ou optativas, que tratam da difusão da ciência pela imprensa.
A Unemat contribui para o processo de incremento ao
jornalismo científico distribuindo pautas relativas aos seus projetos, pela
produção de notícias/reportagens e vídeos nesta área, e pela atuação direta dos
seus pesquisadores como fontes em entrevistas jornalísticas que objetivam a
divulgação de ciência, tecnologia e inovação.
Diretrizes para a
divulgação da pesquisa
A Unemat deve dar atenção ao processo de divulgação de suas
pesquisas, buscando não apenas legitimar socialmente o investimento realizado
pelo poder público para esse fim, mas para explicitar claramente a sua
contribuição ao desenvolvimento científico, sociocultural e econômico do Estado
e do país. A divulgação da pesquisa favorece a consolidação da sua
credibilidade, da sua imagem e reputação, enquanto instituição de ensino
comprometida com a produção do conhecimento científico e com a sua aplicação.
Para tanto, na sua comunicação voltada para os seus públicos
estratégicos, internos e externos, deve promover a circulação de informações de
CT&I, estimular os seus pesquisadores e grupos de pesquisas para o
incremento desta divulgação e capacitá-los para o trabalho junto aos meios de
comunicação.
A capacitação das fontes de informação é atividade
indispensável para a eficácia deste processo e ela compreende a conscientização
dos pesquisadores sobre a importância da comunicação científica, da divulgação
científica e do jornalismo científico e sobre a necessidade de adaptar formatos
e linguagens para atender aos perfis dos públicos aos quais essa divulgação se
reporta.
As fontes da Unemat que interagem com a imprensa devem estar
suficientemente informadas sobre o sistema de produção jornalística, a cultura
jornalística em particular, e em especial sobre a possibilidade de que, em
determinadas situações, os objetivos institucionais e os interesses dos
veículos jornalísticos não se sobrepõem, o que pode gerar tensões pontuais.
Devem, no entanto, ter convicção da importância da parceria com a imprensa para
a repercussão de informações de interesse da universidade junto à sociedade.
A Unemat deve elaborar um Guia de Fontes, que reúna informações básicas sobre as áreas de
atuação/conhecimento de seus pesquisadores, sobre os projetos por eles
realizados e sua produção científica. Também deve produzir uma publicação
específica, por exemplo, um boletim digital, para divulgar as suas pesquisas, a
ser endereçado aos seus públicos estratégicos, aumentando assim a visibilidade
de seu esforço de pesquisa.
Paralelamente, deve, em seu portal, dispor de informações
sobre os projetos de pesquisa em andamento e concluídos, com destaque ao seu
impacto positivo do ponto de vista científico, econômico, social e
cultural.
Tendo em vista a existência de datas comemorativas ao longo
do ano que favorecem a abertura de espaços para a divulgação do
conhecimento gerado na universidade em suas áreas de atuação, a Unemat deve
estabelecer um programa que leve em conta estas oportunidades de divulgação,
como a Semana do Meio Ambiente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia,
dentre outras.
A Universidade deve também utilizar, de maneira ampla e
adequada, as mídias sociais oficiais para a divulgação da sua pesquisa,
produzindo material audiovisual que dê conta do trabalho realizado por seus
pesquisadores, mestrandos e doutorandos, e pelos programas de pós-graduação de
maneira geral.
A comunicação da Unemat deve evidenciar a articulação da
pesquisa com o ensino e a extensão, promovendo eventos juntos à comunidade,
seminários específicos para profissionais de imprensa e mesmo para os seus
públicos internos, criando uma cultura de pesquisa que, inclusive, possa
inspirar a vocação de novos pesquisadores em seus cursos de graduação.