Assessoria de Comunicação

Comunicação e extensão na Unemat

COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO NA UNEMAT

Extensão: um conceito abrangente

O conceito de extensão, definido a partir de encontros nacionais de pró-reitores de extensão das universidades públicas, que vêm ocorrendo há mais de duas décadas, reforça a abrangência desta atividade fundamental para as instituições públicas de ensino. Tais atividades têm como objetivo estabelecer com a sociedade um processo de mão dupla, a partir de uma troca intensa, harmônica e profícua de informações, conhecimentos e experiências.

De forma simples e objetiva, conforme definido no 1º Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (1987), o conceito de extensão está assim explicitado:

“A Extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade”.

A extensão se caracteriza por diretrizes e princípios que destacam a importância do diálogo entre as instituições educacionais e a sociedade e da parceria com o setor produtivo e os movimentos e as organizações sociais. Ela reconhece e valoriza a sabedoria popular e a contribuição da práxis profissional, partindo do pressuposto de que a realidade social tem que ser contemplada a partir de uma visão plural e complexa.

As atividades de extensão têm sido gradativamente valorizadas e, recentemente, ganharam novo status ao serem incorporadas como componente curricular, o que significa que agora, elas requerem creditação obrigatória no currículo de todos os alunos.

A extensão está, intrinsecamente, articulada com o processo de formação de cidadãos e o de produção de conhecimento novo, respectivamente associados, às vertentes do ensino e da pesquisa com as quais ela dialoga permanentemente.

A extensão amplia o ambiente tradicional da sala de aula, incorporando a ele outros espaços que se situam fora dos limites da Universidade. Ela potencializa, assim, o contato direto dos estudantes com os principais temas em debate na comunidade, na região e no país. Ao mesmo tempo, vincula o projeto pedagógico e o esforço de investigação da instituição com as demandas, necessidades e expectativas da comunidade, contribuindo, de forma decisiva, para o desenvolvimento econômico e sociocultural, bem como para a consolidação da cidadania.

 

A comunicação das atividades da extensão

A comunicação das atividades de extensão em uma universidade como a Unemat deve estar centrada na conscientização de todos os públicos estratégicos sobre o conceito de extensão, permitindo que eles o percebam em sua amplitude e integridade.

A comunicação deve acentuar o fato de que, na extensão, todos os envolvidos se definem e atuam como protagonistas e contribuem, de forma direta e indireta, para que ela, na prática, produza efeitos positivos na formação do estudante, na mobilização da comunidade e para o desenvolvimento social, profissional e pessoal.

É indispensável, como preveem as diretrizes básicas da extensão, que a comunicação explicite claramente os vínculos indissociáveis com a pesquisa e o ensino, indicando, na divulgação de cada projeto em andamento ou concluído, os ganhos obtidos pela Unemat e pela sociedade, resultantes desta articulação.

A comunicação da extensão, junto aos públicos internos da Unemat, deve ser contínua e qualificada, de modo a contribuir para a criação, a curto, médio e longo prazos, de uma cultura de extensão, provocando a adesão e o comprometimento de docentes, alunos, técnicos e gestores em projetos e programas que favoreçam uma intervenção positiva na sociedade.

Cada campus, em função de sua área de atuação e sua vocação específica, deve estar sintonizado com as demandas das comunidades em que se insere e capacitado para promover uma atuação transformadora pelo planejamento e execução de atividades de extensão.

A comunicação da extensão deve utilizar os inúmeros recursos e canais de relacionamento da Unemat que favoreçam a interlocução com a comunidade, valendo-se, portanto, não apenas das mídias tradicionais, mas das mídias sociais que ampliam a possibilidade de interação e de captação de demandas e reações que estejam associadas às atividades de extensão. Nesta comunicação, deve priorizar a apresentação dos projetos, dos seus impactos esperados e obtidos e, sempre que possível, incorporar depoimentos da comunidade e dos públicos envolvidos, o que contribui para agregar valor à imagem e reputação da Unemat.

A Universidade deve também utilizar, de maneira ampla e adequada, as mídias sociais oficiais para a divulgação das ações de extensão, produzindo e interagindo com conteúdo audiovisual sobre as ações extensionistas.

A Unemat deve produzir um relatório resumido ou mesmo peças de divulgação, que contemplem o impacto produzido pelo desenvolvimento de suas atividades de extensão. Nele, a universidade deve indicar, não apenas a contribuição que elas acarretam para o desenvolvimento da comunidade, mas para a formação do estudante e a sensibilização de seus públicos internos.

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