Extensão: um conceito
abrangente
O conceito de extensão, definido a partir de encontros
nacionais de pró-reitores de extensão das universidades públicas, que vêm
ocorrendo há mais de duas décadas, reforça a abrangência desta atividade
fundamental para as instituições públicas de ensino. Tais atividades têm como
objetivo estabelecer com a sociedade um processo de mão dupla, a partir de uma
troca intensa, harmônica e profícua de informações, conhecimentos e
experiências.
De forma simples e objetiva, conforme definido no 1º
Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras
(1987), o conceito de extensão está assim explicitado:
“A Extensão é o processo educativo, cultural e científico
que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação
transformadora entre Universidade e Sociedade”.
A extensão se caracteriza por diretrizes e princípios que
destacam a importância do diálogo entre as instituições educacionais e a
sociedade e da parceria com o setor produtivo e os movimentos e as organizações
sociais. Ela reconhece e valoriza a sabedoria popular e a contribuição da
práxis profissional, partindo do pressuposto de que a realidade social tem que
ser contemplada a partir de uma visão plural e complexa.
As atividades de extensão têm sido gradativamente
valorizadas e, recentemente, ganharam novo status ao serem incorporadas como
componente curricular, o que significa que agora, elas requerem creditação
obrigatória no currículo de todos os alunos.
A extensão está, intrinsecamente, articulada com o processo
de formação de cidadãos e o de produção de conhecimento novo, respectivamente
associados, às vertentes do ensino e da pesquisa com as quais ela dialoga
permanentemente.
A extensão amplia o ambiente tradicional da sala de aula,
incorporando a ele outros espaços que se situam fora dos limites da
Universidade. Ela potencializa, assim, o contato direto dos estudantes com os
principais temas em debate na comunidade, na região e no país. Ao mesmo tempo,
vincula o projeto pedagógico e o esforço de investigação da instituição com as
demandas, necessidades e expectativas da comunidade, contribuindo, de forma
decisiva, para o desenvolvimento econômico e sociocultural, bem como para a
consolidação da cidadania.
A comunicação das
atividades da extensão
A comunicação das atividades de extensão em uma universidade
como a Unemat deve estar centrada na conscientização de todos os públicos
estratégicos sobre o conceito de extensão, permitindo que eles o percebam em
sua amplitude e integridade.
A comunicação deve acentuar o fato de que, na extensão,
todos os envolvidos se definem e atuam como protagonistas e contribuem, de
forma direta e indireta, para que ela, na prática, produza efeitos positivos na
formação do estudante, na mobilização da comunidade e para o desenvolvimento
social, profissional e pessoal.
É indispensável, como preveem as diretrizes básicas da
extensão, que a comunicação explicite claramente os vínculos indissociáveis com
a pesquisa e o ensino, indicando, na divulgação de cada projeto em andamento ou
concluído, os ganhos obtidos pela Unemat e pela sociedade, resultantes desta
articulação.
A comunicação da extensão, junto aos públicos internos da
Unemat, deve ser contínua e qualificada, de modo a contribuir para a criação, a
curto, médio e longo prazos, de uma cultura de extensão, provocando a adesão e
o comprometimento de docentes, alunos, técnicos e gestores em projetos e
programas que favoreçam uma intervenção positiva na sociedade.
Cada campus, em função de sua área de atuação e sua vocação
específica, deve estar sintonizado com as demandas das comunidades em que se
insere e capacitado para promover uma atuação transformadora pelo planejamento
e execução de atividades de extensão.
A comunicação da extensão deve utilizar os inúmeros recursos
e canais de relacionamento da Unemat que favoreçam a interlocução com a
comunidade, valendo-se, portanto, não apenas das mídias tradicionais, mas das
mídias sociais que ampliam a possibilidade de interação e de captação de
demandas e reações que estejam associadas às atividades de extensão. Nesta
comunicação, deve priorizar a apresentação dos projetos, dos seus impactos
esperados e obtidos e, sempre que possível, incorporar depoimentos da
comunidade e dos públicos envolvidos, o que contribui para agregar valor à
imagem e reputação da Unemat.
A Universidade deve também utilizar, de maneira ampla e
adequada, as mídias sociais oficiais para a divulgação das ações de extensão,
produzindo e interagindo com conteúdo audiovisual sobre as ações
extensionistas.
A Unemat deve produzir um relatório resumido ou mesmo peças
de divulgação, que contemplem o impacto produzido pelo desenvolvimento de suas
atividades de extensão. Nele, a universidade deve indicar, não apenas a
contribuição que elas acarretam para o desenvolvimento da comunidade, mas para
a formação do estudante e a sensibilização de seus públicos internos.