Assessoria de Comunicação

Os públicos estratégicos da Unemat

OS PÚBLICOS ESTRATÉGICOS DA UNEMAT

A Unemat está em contato permanente com um conjunto significativo de públicos estratégicos, internos e externos, com o objetivo de criar relações produtivas e duradouras, e legitimar a sua atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A interação competente com os públicos estratégicos consolida a imagem e a reputação da Unemat e contribui para que a universidade identifique e possa atender, de maneira ágil e qualificada, as demandas e expectativas destes públicos.

Constituem públicos estratégicos da Unemat todos aqueles que têm interesses associados a ela, de forma direta ou indireta, de tal modo que fica caracterizada entre eles e a Unemat uma influência recíproca.

Costuma-se dividir os públicos estratégicos em duas categorias principais: públicos primários e secundários. Os públicos primários são aqueles que mantêm vínculo estreito com a universidade e que são essenciais para o seu funcionamento. Em algumas situações, como no caso dos professores e técnicos, ficam estabelecidas inclusive relações funcionais ou trabalhistas. Os públicos secundários, embora não essenciais para a sobrevivência da universidade, estão próximos a ela, favorecendo a consecução de seus objetivos institucionais e potencializando a sua atuação no mercado e na sociedade. A imprensa, os fornecedores de produtos e serviços, o setor produtivo e a comunidade acadêmica e científica constituem alguns dos públicos secundários da Unemat.

 

Públicos estratégicos e planejamento da comunicação

O conhecimento detalhado dos perfis dos públicos estratégicos, sejam eles primários ou secundários, é fundamental para o planejamento em Comunicação porque a sua Política de Comunicação, prioritariamente, define diretrizes, posturas, ações e estratégias para dar conta deste relacionamento.

Neste sentido, é indispensável que a Unemat assuma, na interação com os seus públicos estratégicos, uma perspectiva essencialmente proativa, buscando, planejar e executar antecipadamente ações que objetivam consolidar essa parceria.

Para tanto, será necessário que a Universidade realize, periodicamente, sondagens e levantamentos para aprofundar o conhecimento sobre estes públicos, condição vital para o planejamento e execução de atividades que venham ao encontro de suas necessidades e anseios. Tais procedimentos favorecem a identificação das percepções destes públicos em relação à Unemat e impedem que se estabeleçam ruídos na comunicação, o que, em determinadas situações, pode desencadear instabilidade institucional, ainda que de forma pontual e passageira.

A Unemat deve desenvolver processos adequados para gerenciar/monitorar o relacionamento com os seus públicos estratégicos, e indicar explicitamente quais setores, áreas ou profissionais são, internamente, responsáveis por esta interação.

A Unemat poderá, se julgar conveniente, criar canais de relacionamento exclusivos para o diálogo com determinados públicos estratégicos ou mesmo segmentar canais existentes, como o portal, por exemplo, para incrementar esta interação. A existência de canais diretos de relacionamento com os públicos estratégicos evita que, em situações especiais, a Universidade dependa exclusivamente de terceiros (meios de comunicação de massa, por exemplo) para manifestar suas posições em relação a temas de seu interesse.

Os públicos estratégicos da Unemat desempenham também função importante como mediadores na relação da Universidade com a sociedade, na medida em que influenciam a formação da opinião pública.

 

Os públicos estratégicos da Unemat

A Política de Comunicação define como públicos estratégicos primários da Unemat:

Alunos (atuais e egressos)

Professores

Técnicos

Servidores terceirizados

Alunos, professores e escolas de Ensino Médio

Conselhos e Colegiados internos

Entidades representantes de alunos, docentes e técnicos

Secretaria Estadual e Secretarias Municipais de Educação

Poder Executivo Estadual, Municipal e Federal

Poder Legislativo Estadual, Municipal e Federal

Poder Judiciário

Fundações de Apoio ao Ensino Superior (Ex: Faespe, Faepen)

 

E públicos estratégicos secundários da Unemat:

Familiares de alunos, professores, técnicos e terceirizados

Comunidade acadêmica e científica das diversas áreas de conhecimento

Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos)

Conselhos Regionais e Federais

Sindicatos e associações de classe

Entidades que o representam o setor produtivo (primário, secundário e terciário)

Fornecedores de produtos e serviços

Fundações de Amparo - Agências de fomento (ex: Fapemat, CNPq)

Imprensa (jornalistas e veículos de comunicação)

Instâncias de avaliação educacional e científica (Capes, Ministério da Educação e Conselho Estadual de Educação)

Organizações do Terceiro Setor

É preciso reconhecer que, além destes públicos estratégicos da Unemat com um todo, aqui listados, existem públicos que podem assumir a condição de primários ou secundários para um câmpus determinado, em função da sua oferta de cursos, de sua vocação e do contexto político, econômico e sociocultural, em que se insere, local ou regionalmente.

A lista de públicos estratégicos deve ser constantemente revisada porque a dinâmica da sociedade e do mercado em particular pode fazer emergir novos atores que, em função da sua relevância, deverão ser contemplados no planejamento da comunicação da Unemat.

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