A Unemat está em contato permanente com um conjunto
significativo de públicos estratégicos, internos e externos, com o objetivo de
criar relações produtivas e duradouras, e legitimar a sua atuação nas áreas de
ensino, pesquisa e extensão. A interação competente com os públicos
estratégicos consolida a imagem e a reputação da Unemat e contribui para que a
universidade identifique e possa atender, de maneira ágil e qualificada, as
demandas e expectativas destes públicos.
Constituem públicos estratégicos da Unemat todos aqueles que
têm interesses associados a ela, de forma direta ou indireta, de tal modo que
fica caracterizada entre eles e a Unemat uma influência recíproca.
Costuma-se dividir os públicos estratégicos em duas
categorias principais: públicos primários e secundários. Os públicos primários
são aqueles que mantêm vínculo estreito com a universidade e que são essenciais
para o seu funcionamento. Em algumas situações, como no caso dos professores e
técnicos, ficam estabelecidas inclusive relações funcionais ou trabalhistas. Os
públicos secundários, embora não essenciais para a sobrevivência da
universidade, estão próximos a ela, favorecendo a consecução de seus objetivos
institucionais e potencializando a sua atuação no mercado e na sociedade. A imprensa,
os fornecedores de produtos e serviços, o setor produtivo e a comunidade
acadêmica e científica constituem alguns dos públicos secundários da Unemat.
Públicos estratégicos
e planejamento da comunicação
O conhecimento detalhado dos perfis dos públicos
estratégicos, sejam eles primários ou secundários, é fundamental para o
planejamento em Comunicação porque a sua Política de Comunicação,
prioritariamente, define diretrizes, posturas, ações e estratégias para dar
conta deste relacionamento.
Neste sentido, é indispensável que a Unemat assuma, na
interação com os seus públicos estratégicos, uma perspectiva essencialmente
proativa, buscando, planejar e executar antecipadamente ações que objetivam
consolidar essa parceria.
Para tanto, será necessário que a Universidade realize,
periodicamente, sondagens e levantamentos para aprofundar o conhecimento sobre
estes públicos, condição vital para o planejamento e execução de atividades que
venham ao encontro de suas necessidades e anseios. Tais procedimentos favorecem
a identificação das percepções destes públicos em relação à Unemat e impedem
que se estabeleçam ruídos na comunicação, o que, em determinadas situações,
pode desencadear instabilidade institucional, ainda que de forma pontual e
passageira.
A Unemat deve desenvolver processos adequados para
gerenciar/monitorar o relacionamento com os seus públicos estratégicos, e
indicar explicitamente quais setores, áreas ou profissionais são, internamente,
responsáveis por esta interação.
A Unemat poderá, se julgar conveniente, criar canais de
relacionamento exclusivos para o diálogo com determinados públicos estratégicos
ou mesmo segmentar canais existentes, como o portal, por exemplo, para
incrementar esta interação. A existência de canais diretos de relacionamento com
os públicos estratégicos evita que, em situações especiais, a Universidade
dependa exclusivamente de terceiros (meios de comunicação de massa, por
exemplo) para manifestar suas posições em relação a temas de seu interesse.
Os públicos estratégicos da Unemat desempenham também função
importante como mediadores na relação da Universidade com a sociedade, na
medida em que influenciam a formação da opinião pública.
Os públicos
estratégicos da Unemat
A Política de Comunicação define como públicos
estratégicos primários da Unemat:
Alunos (atuais e egressos)
Professores
Técnicos
Servidores terceirizados
Alunos, professores e escolas de Ensino Médio
Conselhos e Colegiados internos
Entidades representantes de alunos, docentes e técnicos
Secretaria Estadual e Secretarias Municipais de Educação
Poder Executivo Estadual, Municipal e Federal
Poder Legislativo Estadual, Municipal e Federal
Poder Judiciário
Fundações de Apoio ao Ensino Superior (Ex: Faespe, Faepen)
E públicos estratégicos secundários da Unemat:
Familiares de alunos, professores, técnicos e terceirizados
Comunidade acadêmica e científica das diversas áreas de
conhecimento
Povos e Comunidades Tradicionais (indígenas, quilombolas,
ribeirinhos)
Conselhos Regionais e Federais
Sindicatos e associações de classe
Entidades que o representam o setor produtivo (primário,
secundário e terciário)
Fornecedores de produtos e serviços
Fundações de Amparo - Agências de fomento (ex: Fapemat,
CNPq)
Imprensa (jornalistas e veículos de comunicação)
Instâncias de avaliação educacional e científica (Capes,
Ministério da Educação e Conselho Estadual de Educação)
Organizações do Terceiro Setor
É preciso reconhecer que, além destes públicos estratégicos
da Unemat com um todo, aqui listados, existem públicos que podem assumir a
condição de primários ou secundários para um câmpus determinado, em função da
sua oferta de cursos, de sua vocação e do contexto político, econômico e
sociocultural, em que se insere, local ou regionalmente.
A lista de públicos estratégicos deve ser constantemente revisada porque a dinâmica da sociedade e do mercado em particular pode fazer emergir novos atores que, em função da sua relevância, deverão ser contemplados no planejamento da comunicação da Unemat.