Assessoria de Comunicação

A internalização da Política de Comunicação

A INTERNALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO

A Unemat deve estar empenhada, após a aprovação da sua Política de Comunicação, em divulgá-la amplamente e colocá-la em prática, definindo um cronograma a ser seguido, a curto, médio e longo prazos.

É indispensável, no primeiro momento, concentrar esforços no sentido de tornar conhecidas as diretrizes definidas pela Política de Comunicação e de deixar explícita a necessidade de que todos os públicos internos se comprometam com sua rápida e integral aplicação.

Recomenda-se que o documento com as diretrizes que orientam a Política de Comunicação esteja disponível em sua forma digital no Portal da Unemat para que possa ser acessado por todos os seus públicos estratégicos, internos e externos. Se possível, deve ser produzida também uma edição impressa para distribuição seletiva entre os gestores e representantes dos públicos estratégicos da Universidade.


A campanha de lançamento da Política

A Unemat deve promover o lançamento de sua Política de Comunicação utilizando-se, para esse fim, de um evento institucional, a ser realizado logo após a sua aprovação pelas instâncias superiores da Universidade, com a presença de gestores e de representantes dos seus públicos estratégicos, com atenção especial aos públicos internos.

Ao mesmo tempo, a Universidade deve mobilizar todos os seus canais oficiais (portal, mídias sociais, sistema de e-mail, dentre outros) e promover reuniões a serem realizadas nos seus diversos campus para tornar o documento da Política conhecido local e regionalmente.

Para a campanha de divulgação da Política de Comunicação, a Unemat deve estabelecer parceria com os públicos internos (estudantes, servidores, estagiários, bolsistas, dentre outros), subsidiando-os com vídeos, posts e mesmo com informações, que poderão ser por eles compartilhados junto à sua rede de relacionamento.

É importante que a Unemat promova, também, esta divulgação externamente, particularmente junto ao segmento das universidades (públicas e privadas) e ao mercado profissional de comunicação.

Por se tratar de um instrumento estratégico de gestão, ainda não contemplado pela maioria das instituições públicas e privadas brasileiras, a elaboração e implementação de uma Política de Comunicação são percebidas como iniciativas pioneiras, e esta condição deve ser utilizada para projetar a Unemat dentre as instituições educacionais do nosso país, em particular na região Centro-Oeste.

Sugere-se a realização de um evento virtual no qual a Unemat relate a sua experiência no desenvolvimento da Política de Comunicação, com a presença de representantes de sua estrutura de comunicação e de convidados (profissionais do mercado, professores e profissionais de comunicação e mesmo de outras instituições que vivenciaram esse mesmo processo). A divulgação junto à imprensa e os jornalistas que cobrem a área de educação, ciência e tecnologia, dentre outras, na Capital e nas diversas regiões em que se situam a Reitoria e os seus campus, no interior do Estado, deve merecer também atenção especial neste momento, mesmo porque a Política de Comunicação incorpora diretrizes e compromissos para o incremento do relacionamento com a mídia, o que, de pronto, já sinaliza para uma pauta interessante a ser desenvolvida pela imprensa, em especial os veículos locais, regionais e estaduais.


A gestão do processo de implementação da Política

Como indicado no capítulo sobre A gestão da comunicação da Unemat, deverá ser constituída uma Comissão para gerenciar o processo de implementação da Política de Comunicação.

Essa Comissão, que poderá ser integrada pelos mesmos profissionais que compuseram a Comissão de Comunicação de implementação da Política de Comunicação, com as devidas complementações e mudanças, terá como função acompanhar a implementação da Política e dirimir eventuais dúvidas por parte dos públicos internos visando à sua adequada e pronta aplicação.

Recomenda-se que esta Comissão não apenas se reúna periodicamente, de forma presencial, mas organize um grupo fechado, constituído pelos seus integrantes, em uma plataforma virtual ou a partir de outras alternativas (sistema de e-mail, por exemplo), para a troca contínua de informações e experiências e a definição de providências para implementar as diretrizes da Política.


A elaboração dos produtos da Política de Comunicação

A implementação da Política de Comunicação prevê a elaboração de alguns produtos (guias, manuais, diagnósticos e auditorias, dentre outros) que complementam e detalham as diretrizes inseridas no documento que a consolida.

Para elaborar estes guias, manuais e outros produtos de comunicação, a Unemat deve estabelecer um cronograma que leve em conta as prioridades da área recorrendo, quando possível e necessário, a profissionais e assessorias externas, especialmente quando ficar evidente que eles não poderão ser produzidos, em tempo adequado, pela própria estrutura de comunicação.


O protagonismo dos gestores

Os gestores da Unemat podem contribuir, decisivamente, para o sucesso da implementação da Política de Comunicação, seja pela divulgação junto aos públicos internos que estão vinculados à sua área de atuação, seja pelo compromisso e vigilância em relação à sua aplicação.

Neste sentido, a participação dos gestores dos diversos campus da Unemat é fundamental porque, em função de sua liderança e protagonismo, eles podem conferir legitimidade à Política de Comunicação e conscientizar os públicos internos da necessidade estratégica de tornar efetivas as suas diretrizes.

A Comissão a ser constituída pela Unemat para a implementação da Política de Comunicação deverá elaborar, periodicamente, relatórios ou informes e encaminhá-los aos gestores, dando conta do andamento do processo, bem como recorrer a eles, caso existam decisões, que estejam no seu âmbito de atuação, e que possam contribuir para sua rápida e precisa implementação.

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