Assessoria de Comunicação

A gestão da marca da Unemat

A GESTÃO DA MARCA DA UNEMAT

A marca representa importante ativo intangível de uma organização, estreitamente vinculada à sua imagem e reputação. Simplificadamente, ela concilia duas vertentes articuladas: a sua representação física, de fácil identificação, e a sua representação simbólica. Esta última, diferentemente da primeira, depende da percepção e das leituras ou interpretações por parte dos públicos estratégicos e dos cidadãos individualmente.

A marca, portanto, não se resume a um nome ou a uma imagem (a logomarca), mas incorpora as formas pelas quais ela é percebida e as representações que ela projeta em função do seu vínculo a produtos, serviços ou a organizações de maneira geral.

No caso específico de uma instituição educacional, como a Unemat, a marca está associada a uma série de elementos, como o seu portfólio de cursos, a sua trajetória institucional, a sua identificação com o Estado de Mato Grosso, as pessoas que a representam (gestores, professores, alunos, profissionais técnicos) e a sua reconhecida competência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

 

A gestão da marca

Como a marca efetivamente pode agregar valor à imagem e à reputação e, em determinadas situações, pode sofrer abalos de natureza mercadológica e institucional, ela precisa merecer gestão permanente e adequada.

Esta exigência se aprofunda para instituições da área pública na medida em que a relação com os públicos estratégicos e a sociedade é realizada de maneira mais intensa porque, apropriadamente, elas são percebidas como patrimônio público e, portanto, devem prestar contas àqueles que, de forma direta ou indireta, as financiam.

Atributos como transparência, ética, compromisso público e respeito a valores básicos da contemporaneidade (sustentabilidade, governança corporativa, direitos humanos, inclusão social) são exigências que frequentemente caracterizam as marcas institucionais na área pública. Em função desta condição, o processo de comunicação associado a estas marcas precisa, obrigatoriamente, explicitar a sua contribuição para o desenvolvimento econômico, sociocultural, profissional e científico do contexto em que se insere (município, região, estado e mesmo para o país). A Unemat evidencia, na comunicação da sua marca, o seu vínculo indissociável com o Estado do Mato Grosso e, a partir dos seus campus, com espaços determinados do seu território que expressam traços específicos (culturais, econômicos, sociais) e vocações regionais.

A marca da Unemat deve estar, permanentemente, associada aos objetivos institucionais, aos valores que ela professa, e à visão e missão definidas pela universidade, de modo a reforçar a sua identidade.

A gestão da marca Unemat deve estar atenta aos seus usos e aplicações, o que significa dispor de mecanismos de monitoramento e que levem em conta não apenas a sua expressão em canais de relacionamento oficiais (portais, mídias sociais, publicações digitais ou impressas, como murais, cartazes, cartões de visita, correspondência, identificação de prédios), mas sua utilização por terceiros, como no caso de eventos aos quais ela presta apoio ou em peças de divulgação sob a responsabilidade de pessoas externas à Universidade. 

 

A identidade visual

A identidade visual da marca Unemat deve ser obrigatoriamente respeitada, atendendo-se às orientações e diretrizes específicas existentes, porque ela constitui elemento essencial da sua comunicação da marca.

As diversas áreas e setores da Unemat, bem como os seus públicos internos (gestores, professores, alunos, técnicos) devem estar comprometidos com a manutenção da integridade da marca, buscando, com sua exposição adequada e precisa, ampliar a sua visibilidade.

É preciso evitar que marcas que expressam áreas ou instâncias particulares da universidade se sobreponham à marca institucional da Unemat, que, obrigatoriamente, deve não apenas estar explícita em quaisquer aplicações, mas visualmente inserida de forma mais destacada em relação às outras marcas.

 

O uso da marca por parceiros externos

A utilização da marca da Unemat por parceiros deve merecer vigilância permanente e recomenda-se que, para esses casos, a Universidade esteja alerta para aplicações que atentem contra a integridade da sua identidade visual, como para sua exposição em situações que representem conflitos em relação aos seus objetivos institucionais, visão e missão.

A utilização externa da marca da Unemat deve ser previamente autorizada por setor competente da Universidade, com a assessoria da área profissionalizada de comunicação, visando disciplinar a sua correta exposição. 

A Unemat deve, também, estar empenhada em coibir a utilização inadequada de sua marca, no caso de apropriação por pessoas ou empresas não autorizadas, que podem comprometer, por este uso, a sua imagem e reputação, ou mesmo para evitar que sua identidade visual não seja devidamente respeitada.

Assessoria de Comunicação
unemat.br/site/comunicacao
Telefone: (65) 3221-0021 / (65) 3221-0102 | E-mail: imprensa@unemat.br