Pressupostos
fundamentais
A comunicação na Unemat se define como um processo que se
caracteriza pela integração com os diversos setores da Universidade
e uma visão estratégica. Isso significa que a comunicação da Universidade não
se limita a uma perspectiva meramente operacional, extrapolando a prática
tradicional que se encerra na divulgação unilateral de informações; em
contrapartida, ela busca, prioritariamente, estabelecer diálogo com os públicos
estratégicos, assumidos como protagonistas e não apenas como
“públicos-alvo”. Ao mesmo tempo, ela está em sintonia com a cultura
organizacional, com os objetivos institucionais e com o incremento do
desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos. A comunicação da
Unemat está comprometida com o interesse público e a consolidação da cidadania
e, neste sentido, assume como princípios a ética, o profissionalismo, a
transparência e como valores básicos o comprometimento, a democracia, a
sustentabilidade, a responsabilidade social, o humanismo, a qualidade e a
pluralidade.
Em termos práticos, a comunicação da Unemat empreende
esforço no sentido de legitimar as atividades desenvolvidas pela Universidade e
de dar visibilidade à sua contribuição ao desenvolvimento social, cultural e
econômico das comunidades em que se insere e, de maneira geral, ao Estado de
Mato Grosso.
A participação dos públicos internos e externos é considerada
essencial para a consolidação da proposta de comunicação da Unemat e, por isso,
ela deve ser estimulada a partir da implementação de instrumentos ou
dispositivos de interação em todos os canais de relacionamento da Universidade.
A gestão da comunicação:
comunicadores e agentes de comunicação
A comunicação da Unemat é desenvolvida pelo esforço
articulado de sua estrutura profissionalizada de comunicação ( integrada por
comunicadores com formação e competência diversas), com agentes de comunicação
(colaboradores) que, mesmo não tendo formação específica na área, contribuem
com sua dedicação, para o desenvolvimento de ações e estratégias específicas,
realizadas, sobretudo localmente, atendendo às necessidades dos seus campus,
distribuídos ao longo do Estado de Mato Grosso.
É preciso reconhecer que a situação ideal, para a qual a
Unemat deve estar atenta, se define pela presença de comunicadores
profissionais, em suas diversas unidades (Reitoria e os campus), que possam dar
suporte às atividades da área, especialmente aquelas que tipificam as competências
especializadas. Destacam-se, entre elas, o relacionamento com a mídia, a
programação visual, a produção e circulação de peças e campanhas publicitárias,
a relação com os públicos estratégicos, a organização de eventos, a gestão das
mídias sociais e a produção de materiais e recursos (vídeos, fotos,
ilustrações, infográficos, podcasts, dentre outros) que exigem formação e
capacitação específicas.
Reconhece-se a dificuldade de se atingir esta condição a
curto prazo, mas é fundamental reforçar que é urgente e necessária a
contratação de profissionais da comunicação, que contemple as várias
competências da área, de modo a permitir o preenchimento das lacunas existentes
em termos de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.
A estrutura profissionalizada de comunicação e os agentes de
comunicação devem estar comprometidos com uma proposta moderna de comunicação
em rede que se caracterize pela troca permanente de informações e experiências
entre os profissionais que dela participam. Recomenda-se, neste sentido, que os
comunicadores profissionais e os agentes de comunicação (colaboradores), criem
canais ou espaços de interlocução que favoreçam o compartilhamento de boas
práticas e, ao mesmo tempo, permitam estabelecer diretrizes e posturas
padronizadas e que estejam em conformidade com a Política de Comunicação.
Comunicação da
Unemat: princípios básicos
A comunicação da Unemat caracteriza-se pela observância a
alguns princípios básicos, tais como:
a) Respaldo em planejamento estratégico que leva em conta os
objetivos institucionais e que explicita as metas as serem atingidas a curto,
médio e longo prazos. Este planejamento define e viabiliza a consolidação de
fluxos de informações qualificadas, bem como processos, estratégias e ações que
fvisam favorecer o aumento da visibilidade institucional pela divulgação
abrangente de suas atividades nas áreas de ensino, extensão e pesquisa;
b) Capacitação permanente de seus comunicadores de modo a
mantê-los em sintonia com as mudanças, quase sempre aceleradas e dramáticas,
que ocorrem no universo da comunicação;
c) Ampliação e fortalecimento dos canais de relacionamento
oficiais e empreende, de maneira sistemática, a análise da viabilidade de
implementação de novos canais, com o objetivo de atender às demandas e
expectativas dos seus diversos públicos estratégicos;
d) Valorização da marca institucional da Unemat pelo
desenvolvimento de aplicações que obedeçam rigorosamente às suas normas de
identidade visual;
e) Criação de uma cultura de comunicação que tenha como
proposta básica o compromisso de todos os públicos internos com o
desenvolvimento de ações competentes de comunicação, sintonizadas com os
objetivos, visão e missão da Universidade.
f) Uso intensivo e adequado das modernas tecnologias da
informação e da comunicação que esteja em conformidade com as boas práticas,
sem ignorar a importância estratégica da comunicação interpessoal que contribui
decisivamente para o engajamento dos públicos internos;
g) Avaliação sistemática e permanente de todos os processos,
estratégias, ações e produtos de comunicação de modo a permitir mudanças e
redimensionamentos, quando necessários, garantindo, dessa forma, a sua
eficácia.
A capacitação da
estrutura de comunicação
Os profissionais de comunicação devem ser incluídos no Plano
Anual de Capacitações da instituição, sendo reservados os devidos recursos
orçamentários/financeiros para tal realização.
Ao mesmo tempo, a Unemat deve desenvolver um amplo programa
de capacitação dos comunicadores e dos agentes de comunicação (colaboradores) visando
mantê-los em sintonia com as transformações que ocorrem no universo da
comunicação organizacional.
Para a capacitação dos agentes de comunicação
(colaboradores) recomenda-se a elaboração e oferta de cursos que abordem as
principais atividades desenvolvidas na área, com atenção às boas práticas, e
mesmo a revisão dos conceitos fundamentais de comunicação, o que lhes permitirá
qualificar o trabalho que têm desenvolvido e que dão suporte às ações de
comunicação nos campus.
Os comunicadores profissionais deverão frequentar cursos de
atualização e especialização, presenciais e a distância, e participar dos
principais eventos da área, inclusive apresentando trabalhos que possam
projetar a experiência da Universidade em termos de gestão e prática da comunicação.
Como proposta básica para este programa de capacitação,
sugere-se o levantamento das principais necessidades dos comunicadores e
agentes de comunicação para a definição de um programa anual de cursos
exclusivos destinados a atender a estas demandas, ministrados por profissionais
e docentes de universidades brasileiras.