Assessoria de Comunicação

Gestão da comunicação na Unemat

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NA UNEMAT

Pressupostos fundamentais

A comunicação na Unemat se define como um processo que se caracteriza pela   integração com os diversos setores da Universidade e uma visão estratégica. Isso significa que a comunicação da Universidade não se limita a uma perspectiva meramente operacional, extrapolando a prática tradicional que se encerra na divulgação  unilateral de informações; em contrapartida, ela busca, prioritariamente, estabelecer diálogo com os públicos estratégicos, assumidos como protagonistas e não apenas como “públicos-alvo”.  Ao mesmo tempo, ela está em sintonia com a cultura organizacional, com os objetivos institucionais e com o incremento do desenvolvimento pessoal e profissional dos públicos internos. A comunicação da Unemat está comprometida com o interesse público e a consolidação da cidadania e, neste sentido, assume como princípios a ética, o profissionalismo, a transparência e como valores básicos o comprometimento, a democracia, a sustentabilidade, a responsabilidade social, o humanismo, a qualidade e a pluralidade.

Em termos práticos, a comunicação da Unemat empreende esforço no sentido de legitimar as atividades desenvolvidas pela Universidade e de dar visibilidade à sua contribuição ao desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades em que se insere e, de maneira geral, ao Estado de Mato Grosso.

A participação dos públicos internos e externos é considerada essencial para a consolidação da proposta de comunicação da Unemat e, por isso, ela deve ser estimulada a partir da implementação de instrumentos ou dispositivos de interação em todos os canais de relacionamento da Universidade.


A gestão da comunicação: comunicadores e agentes de comunicação

A comunicação da Unemat é desenvolvida pelo esforço articulado de sua estrutura profissionalizada de comunicação ( integrada por comunicadores com formação e competência diversas), com agentes de comunicação (colaboradores) que, mesmo não tendo formação específica na área, contribuem com sua dedicação, para o desenvolvimento de ações e estratégias específicas, realizadas, sobretudo localmente, atendendo às necessidades dos seus campus, distribuídos ao longo do Estado de Mato Grosso.

É preciso reconhecer que a situação ideal, para a qual a Unemat deve estar atenta, se define pela presença de comunicadores profissionais, em suas diversas unidades (Reitoria e os campus), que possam dar suporte às atividades da área, especialmente aquelas que tipificam as competências especializadas. Destacam-se, entre elas, o relacionamento com a mídia, a programação visual, a produção e circulação de peças e campanhas publicitárias, a relação com os públicos estratégicos, a organização de eventos, a gestão das mídias sociais e a produção de materiais e recursos (vídeos, fotos, ilustrações, infográficos, podcasts, dentre outros) que exigem formação e capacitação específicas.

Reconhece-se a dificuldade de se atingir esta condição a curto prazo, mas é fundamental reforçar que é urgente e necessária a contratação de profissionais da comunicação, que contemple as várias competências da área, de modo a permitir o preenchimento das lacunas existentes em termos de recursos humanos, financeiros e tecnológicos.

A estrutura profissionalizada de comunicação e os agentes de comunicação devem estar comprometidos com uma proposta moderna de comunicação em rede que se caracterize pela troca permanente de informações e experiências entre os profissionais que dela participam. Recomenda-se, neste sentido, que os comunicadores profissionais e os agentes de comunicação (colaboradores), criem canais ou espaços de interlocução que favoreçam o compartilhamento de boas práticas e, ao mesmo tempo, permitam estabelecer diretrizes e posturas padronizadas e que estejam em conformidade com a Política de Comunicação.


Comunicação da Unemat: princípios básicos

A comunicação da Unemat caracteriza-se pela observância a alguns princípios básicos, tais como:

a) Respaldo em planejamento estratégico que leva em conta os objetivos institucionais e que explicita as metas as serem atingidas a curto, médio e longo prazos. Este planejamento define e viabiliza a consolidação de fluxos de informações qualificadas, bem como processos, estratégias e ações que fvisam favorecer o aumento da visibilidade institucional pela divulgação abrangente de suas atividades nas áreas de ensino, extensão e pesquisa;

b) Capacitação permanente de seus comunicadores de modo a mantê-los em sintonia com as mudanças, quase sempre aceleradas e dramáticas, que ocorrem no universo da comunicação;

c) Ampliação e fortalecimento dos canais de relacionamento oficiais e empreende, de maneira sistemática, a análise da viabilidade de implementação de novos canais, com o objetivo de atender às demandas e expectativas dos seus diversos públicos estratégicos;

d) Valorização da marca institucional da Unemat pelo desenvolvimento de aplicações que obedeçam rigorosamente às suas normas de identidade visual;

e) Criação de uma cultura de comunicação que tenha como proposta básica o compromisso de todos os públicos internos com o desenvolvimento de ações competentes de comunicação, sintonizadas com os objetivos, visão e missão da Universidade.

f) Uso intensivo e adequado das modernas tecnologias da informação e da comunicação que esteja em conformidade com as boas práticas, sem ignorar a importância estratégica da comunicação interpessoal que contribui decisivamente para o engajamento dos públicos internos;

g) Avaliação sistemática e permanente de todos os processos, estratégias, ações e produtos de comunicação de modo a permitir mudanças e redimensionamentos, quando necessários, garantindo, dessa forma, a sua eficácia.


A capacitação da estrutura de comunicação

Os profissionais de comunicação devem ser incluídos no Plano Anual de Capacitações da instituição, sendo reservados os devidos recursos orçamentários/financeiros para tal realização.

Ao mesmo tempo, a Unemat deve desenvolver um amplo programa de capacitação dos comunicadores e dos agentes de comunicação (colaboradores) visando mantê-los em sintonia com as transformações que ocorrem no universo da comunicação organizacional.

Para a capacitação dos agentes de comunicação (colaboradores) recomenda-se a elaboração e oferta de cursos que abordem as principais atividades desenvolvidas na área, com atenção às boas práticas, e mesmo a revisão dos conceitos fundamentais de comunicação, o que lhes permitirá qualificar o trabalho que têm desenvolvido e que dão suporte às ações de comunicação nos campus.

Os comunicadores profissionais deverão frequentar cursos de atualização e especialização, presenciais e a distância, e participar dos principais eventos da área, inclusive apresentando trabalhos que possam projetar a experiência da Universidade em termos de gestão e prática da comunicação.

Como proposta básica para este programa de capacitação, sugere-se o levantamento das principais necessidades dos comunicadores e agentes de comunicação para a definição de um programa anual de cursos exclusivos destinados a atender a estas demandas, ministrados por profissionais e docentes de universidades brasileiras.

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